OS IMPACTOS OCASIONADOS PELA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS DE ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL
Resumo
Ao nascer de um novo século nascem também novos desafios nas mais diversas áreas do conhecimento como política, economia, sociologia e entre muitas outras, com a contabilidade não é diferente e a tecnologia da informação chega como aliada de todas as ciências, a globalização é outro fato a ser levado em consideração, pois de certo modo metaforicamente falando o novo mundo não tem fronteiras. Implantar a tecnologia de informação dentro das empresas de escrituração contábil é fundamental e determinante para o sucesso e a continuidade da empresa no mercado atual, em contra ponto aparecem os custos de implantação e a necessidade de atualização constante por parte da equipe que trabalha na área contábil, tais impactos geram discussões e dúvidas, pois o novo na maioria das vezes assusta, e à primeira vista gera desconforto. Este estudo tem como objetivo descrever os impactos ocasionados pela utilização da tecnologia de informação nas pequenas e médias empresas de escrituração contábil e como as mudanças ocorridas no setor alteraram as estruturas organizacionais e profissionais das empresas. O trabalho trata de uma revisão da literatura utilizando o método de pesquisa exploratória, sustentada por obras impressas e digitais, pesquisas na internet de teses, artigos, congressos, leis e demais publicações ligadas ao assunto. Como conclusões vem-se a importância de implantação das novas tecnologias, a viabilidade dessa implantação, os custos, as necessidades de suporte e atualização das mesmas e a própria demanda gerada pelo governo através das novas obrigações inclusas no Sistema Público de Escrituração Digital (SPED).
Palavras-chave
Referências
_____, Receita Federal. SPED – Sistema Público de Escrituração Digital. Portal
BORGES, V. A. A. de S.; MIRANDA, C. C. F. A contabilidade na era digital. XIII Inic EPG(Encontro Latino Americano de Iniciação Científica) e IX Encontro Latino Americano de Pós-Graduação – UNIVAP, São José dos Campos, out/2011. Disponível em http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2009/anais/arquivos/0243_0799_01.pdf.
BRASIL, Receita Federal. Nota fiscal eletrônica. Portal da nota fiscal eletrônica,
DIÓGENES, A. D. B. A importância da informática na contabilidade. 2013.
FURASTÉ, Pedro Augusto. Normas Técnicas para o Trabalho Científico. Explicação das Normas da ABNT.16. Ed. Porto Alegre: Dáctilo Plus, 2012.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar Projetos de Pesquisa. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2010.
GIL, Antônio Carlos. Projetos de Pesquisa. Como elaborar. São Paulo: Atlas, 1996.
GIL, Antônio Carlos. Projetos de Pesquisa. Como elaborar. São Paulo: Atlas, 2002.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
http://www.car.aedb.br/seget/artigos12/28816533.pdf. Acesso em 20/08/2014.
http://www.contabeis.com.br/artigos/75/a-importancia-da-informatica-nacontabilidade/.
http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/principal.aspx. Acesso em 20/08/2014.
http://www1.receita.fazenda.gov.br/sistemas/sped-contabil/.
KLUWER, P, W. Por que seu escritório contábil precisa de soluções de TI Postado em 20 de maio de 2016. Disponível em http://www.prosoft.com.br/por-que-seu-escritorio-contabil-precisa-de-solucoes-de-ti/.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da Metodologia Científica. 7. Ed. São Paulo: Atlas, 2010.
LIMA, Ariovaldo Alves. Contabilidade Básica. 3. Ed. São Paulo: Atlas, 2006
LUCAS, D. R.; LUCAS, D. da S.; FARIA, R. C. A valorização do profissional contábil e os benefícios para a contabilidade, através do avanço da tecnologia da informação. XIII Inic EPG(Encontro Latino Americano de Iniciação Científica) e IX Encontro Latino Americano de Pós-Graduação – UNIVAP, São José dos Campos, out/ 2011. Disponível em http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2009/anais/arquivos/RE_0079_0161_02.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
MARTINS, P. L.; MELO, B. M.; QUEIROZ, D. L.; SILVA e SOUZA, M.; BORGES, R. de O. Tecnologia e sistemas de informação e suas influencias na gestão e contabilidade. IX SEGeT 2012. Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia,Rio de Janeiro, 2012. Disponível em
MERCES, T, C. A TI (Tecnologia da Informação) chega à Contabilidade 2013. Disponível em http://escritacontabilidade.adv.br/blog/2013/05/a-ti-tecnologia-da-informacao-chega-a-contabilidade/
Ministério da Fazenda, Receita Federal, Brasília, 2014. Disponível em
NARDON, A,F; ROGOWSKI,M,S,C. Da escrituração manual ao SPED,A relação do Fisco com as empresas. Porto Alegre Julho de 2010.
OLIVEIRA; W. R.; MAIA; D. F. Nota fiscal eletrônica: projeto nacional e a iniciativa municipal de São Paulo – uma análise comparativa. 18º Congresso Brasileiro de Contabilidade, Gramado, 2008. Disponível em http://www.congressocfc.org.br/hotsite/trabalhos_1/526.pdf.
RAMOS, M. do R. D. A importância da tecnologia da informação e comunicação nas organizações de serviços de contabilidade. Dissertação (mestrado) – Instituto Superior de Ciências Econômicas e Empresariais, 2010.
SOUZA, M. Contabilidade e Informática: parceria de sucesso!. 2010. Disponível em http://www.artigonal.com/tecnologia-artigos/contabilidade-e-informatica-parceria-desucesso-1935448.html.
SPED, Ministério da Fazenda, Receita Federal, Brasília, 2012. Disponível em
TAURION,C. Como resolver os desafios da implantação de novas tecnologias? Disponível em http://www.saladacorporativa.com.br/2012/08/como-resolver-os-desafios-da-implantacao-de-novas-tecnologias/
TEIXEIRA,D. A globalização e a contabilidade. Publicado em 27 de junho de2011.Disponível em https://professordomingosteixeira.wordpress.com/2011/06/27/a-globalizacao-e-a-contabilidade/ .
TESSMANN, G. de M. O desafio da contabilidade digital para os profissionais contábeis. Monografia (Graduação) – UNESC – Universidade do Sul Catarinense,2011.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 Revista da Mostra de Iniciação Científica da ULBRA Cachoeira do Sul
Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA