AS JANELAS DO MUNDO

Inês Rejane Rodrigues, Silandra Badch Rosa

Resumo


Ensino – Graduação – Atualmente, a leitura está perdendo espaço na vida das crianças para o uso das tecnologias. Em razão disso, o presente projeto de intervenção pedagógica “As janelas do mundo” torna-se fundamental, pois, contribui para a transformação do conceito de qualidade da educação. Este trabalho tem por objetivo desenvolver competências e habilidades para o uso efetivo da leitura e escrita em práticas sociais, de maneira prazerosa e lúdica, despertando nos alunos o gosto pela aquisição dessas competências e contribuindo para a formação de bons leitores. As atividades que serão propostas no decorrer do projeto foram planejadas a partir de uma pesquisa bibliográfica. Durante o estágio nos Anos iniciais serão realizadas atividades como: resgate de brincadeiras, confecção de brinquedos, atividades matemáticas, contação de histórias, dramatização, brincadeiras, leitura e releitura de obra, processo autoral de frases e histórias, leitura de textos, dentre outras que propiciarão o aprendizado da leitura  e da escrita não como algo meramente mecânico, mas sim como um processo de (re) construção do que a criança vivencia em seu dia a dia através do que está presente nos diferentes textos. De maneira diversificada e lúdica os alunos atribuirão mais sentido a esse processo tão importante em um mundo letrado, pois, quando as janelas do mundo se abrem para a criança, através da leitura. Ela se depara com a possibilidade de viajar para onde quiser e de descobrir o que quiser.

 

Palavras-chave: Leitura, lúdica, criança.


 


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista da Mostra de Iniciação Científica da ULBRA Cachoeira do Sul

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA