INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Elisângela Silveira Barbosa

Resumo


 

O trabalho tem por finalidade relatar atividades de intervenção pedagógica desenvolvidas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr.Getúlio Vargas, através de uma docência compartilhada. Apresenta como objetivos contribuir para o desenvolvimento cognitivo dos alunos, a construção de habilidades e aprendizagens significativas. As atividades planejadas para serem desenvolvidas envolveram gêneros textuais, como: poesias, fábulas, lendas, contos e cartas, sendo que a diversidade de textos tem importante papel na alfabetização. O processo de alfabetização engloba o desenvolvimento de um conjunto de competências que farão fluir o ler e escrever, habilidades estas que são necessárias ao processo de desenvolvimento integral, além disso, o aluno tem que sentir encantamento no ato de aprender.  Nesse período foram realizadas ações pedagógicas com o foco na alfabetização, tornou-se evidente avanços significativos quanto às aprendizagens dos alunos, além disso, foi possível observar uma evolução da leitura e escrita. Atualmente, para ser docente é imprescindível estar preparado para mediar aprendizagens, é fundamental ser competente nesta profissão por trabalhar com a formação humana. O desafio é questionar e romper as práticas tradicionais e repetitivas incorporando no trabalho diário novas perspectivas de aprendizagem, visando sempre o melhoramento do trabalho e do aprendizado. A prática de ensino foi uma ação intencional que se apoiou em conhecimentos de como funcionava a realidade da sala de aula, planos de estudos, nos conteúdos a serem ensinados e no perfil dos alunos. Projetos como o Pibid constituem-se numa oportunidade riquíssima para o acadêmico do Curso de Pedagogia.


Palavras-chave


Docência, Intervenção, Alfabetização.

Referências


ARROYO, Miguel G. Imagens quebradas: Trajetórias e tempos de alunos e mestres. 7. ed. Petrópolis (RJ): Vozes, 2012.

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetizando sem o ba-be-bi-bo-bu. São Paulo: Scipione, 1998.

FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez, 1991.

FREIRE, Paulo. A Educação na Cidade. São Paulo: Cortez, 2001.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista da Mostra de Iniciação Científica da ULBRA Cachoeira do Sul

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA