RELEVÂNCIA DO TRABALHO EFETIVO ENTRE A BIBLIOTECA E AS PRÁTICAS REALIZADAS PELO EDUCADOR

Maquelen Fortes de Athayde, Lisane Félix Veloso

Resumo


Pesquisa – Graduação - Este trabalho possui como tema “A relevância do trabalho efetivo entre a biblioteca e as práticas realizadas pelo educador”. Apresenta como problematização a relação existente entre a biblioteca escolar e as práticas exercidas pelos professores, visando à promoção do conhecimento e a mediação da leitura. A biblioteca escolar possui ferramentas para se tornar local ativo em incentivo à leitura, pois se configura como suporte pedagógico de alta potencialidade para os processos de investigação e aprendizagens. Deste modo, justifica-se elaborar um projeto que contribua para reflexão sobre referente realidade, que preze pelo aprimoramento das práticas escolares. Logo, tem-se como objetivo investigar se a biblioteca escolar de determinadas instituições de ensino é explorada visando à promoção do conhecimento. Para tal, será realizada pesquisa descritiva, pois haverá coleta de dados por meio de questionário. O mesmo está dividido em quatro categorias, sendo estas: a frequência de alunos e professores na biblioteca escolar; a importância que atribuem a esta prática, metodologias utilizadas pelos professores que incentivem ao uso da biblioteca e, por último, como os profissionais reagem diante das tecnologias. Posterior à entrega do questionário, tabulação e análise dos dados serão realizadas, norteando a discussão e conclusões. A realização de uma pesquisa que envolva o ambiente da biblioteca é de grande valia para que se possa refletir acerca do seu uso e importância.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista da Mostra de Iniciação Científica da ULBRA Cachoeira do Sul

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA