PROGRAMA A UNIÃO FAZ A VIDA: ESTUDO DE CASO SOBRE O IMPACTO E RESULTADO DA ATUAÇÃO SOCIAL DA COOPERATIVA SICREDI CENTRO LESTE RS

Luiz Marcel Faller

Resumo


O cooperativismo representa um modelo que surgiu no desenvolvimento do capitalismo na Europa do século XVIII, como expressão de um movimento operário em reação às condições de extrema exploração existentes na época. Apresenta particularidades que os demais modelos organizacionais não possuem, onde se pode considerar uma das principais a educação cooperativa, tratado por muitos autores como fator primordial para a sobrevivência do cooperativismo. A presente pesquisa objetiva descrever a importância da educação cooperativa para o desenvolvimento e sustentação do negócio, e também para a formação de valores de cidadania e cooperação nos alunos integrantes do programa A União faz a Vida, desenvolvido pelo sistema SICREDI. O método de trabalho consiste em abordagem quantitativa e qualitativa, referente aos objetivos da mesma é de cunho descritiva, quanto a coleta de dados foi aplicado questionário fechado à discentes e docentes, e entrevista semiestruturada aos assessores responsáveis pelo programa na cooperativa Sicredi Centro Leste-RS, e quanto ao método foi realizado um estudo de caso. Assim, as conclusões oriundas de pesquisa realizada através dos questionários e entrevista é possível dizer que o programa A União faz a Vida possui bases sólidas de educação, que superam a proposta de apenas inclusão de disciplina de cooperativismo nas escolas, com sua ênfase em valores de cooperação e cidadania. Ficou evidenciada que a prática da educação cooperativa ocorre através de ação de responsabilidade social empresarial de forma eficaz.


Palavras-chave


cooperativismo, educação cooperativa, sociedade.

Referências


ABRANTES, José. Associativismo e cooperativismo: como a união de pequenos empreendedores pode gerar emprego e renda no Brasil. Rio de Janeiro: Interciência, 2004.

BRASIL. Decreto-lei n. 5.764 de 16 de Dezembro de 1971. Institui o regime jurídico das cooperativas. Diário Oficial da União, Brasília, 17 dez. 1971.

BRASIL. Decreto-lei n. 10.406 de 10 de Janeiro de 2002. Institui a definição do que é ser cooperativa. Diário Oficial da União, Brasília, 10 jan. 2002.

BUSATTO, Cézar. Responsabilidade Social: Revolução do Nosso Tempo. Porto Alegre, Corag, 2001.

CENZI, Neri Luiz. Cooperativismo: Desde as origens ao Projeto de Lei de Reforma do Sistema Cooperativo Brasileiro. Curitiba: Juruá, 2009.

CRUNIVEL, Elvira. Responsabilidade Social em Instituições Financeiras: a institucionalização da prática nos bancos no Brasil. Rio de Janeiro: Elzevier, 2008.

DIEHL, Astor Antônio; TATIM, Denise Carvalho. Pesquisa em ciências sociais aplicadas: Métodos e Técnicas. São Paulo, Prentice Hall, 2004.

FIALOW, Miriam Zelzer. A união faz a vida: educação cooperativa: subsídios para professores do Ensino Fundamental. São Leopoldo, RS: UNISINOS, 2002 – 2ª ed.

FIALOW, Miriam Zelzer. Programa a união faz a vida: vivenciando trajetórias cooperativas. Porto Alegre, RS: Fundação SICREDI, 2008.

FRANTZ, W. Educação para o cooperativismo: a experiência do movimento comunitário de base de Ijuí. In: SCHNEIDER, J. O. (Org.). Educação cooperativa e suas práticas. Brasília: SESCOOP. 2003.

FURASTÉ, Pedro Augusto. Normas Técnicas para o Trabalho Científico. Explicitação das Normas ABNT. – 16. ed. - Porto Alegre: Dáctilo Plus, 2013.

GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. Como elaborar. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2010.

KARKOTLI, Gilson; ARAGÃO, Sueli Duarte. Responsabilidade Social: Uma contribuição à gestão transformadora das organizações. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

KIST, Ana. Ser cooperativa: o posicionamento estratégico do Sicredi. Porto Alegre, RS: Sicredi, 2011.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MARTINS, José Pedro Soares. Responsabilidade social corporativa: como a postura responsável compartilhada pode gerar valor. Campinas, SP: Komedi, 2008.

NASCIMENTO, F. R. Cooperativismo como alternativa de mudança: uma abordagem normativa. Rio de Janeiro: Forense, 2000.

PROGRAMA A UNIÃO FAZ A VIDA. História do programa e Números. Disponível em: . Acesso em 03 mai. 2016.

QUADRO ATUAL DAS COOPERATIVAS BRASILEIRAS. Ramo das atividades. Disponível em . Acesso em 05 mai.2016.

RIOS, Gilvando Sá Leitão. O que é cooperativismo. São Paulo: Brasiliense, 2007.

YIN, Robert K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2005.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista da Mostra de Iniciação Científica da ULBRA Cachoeira do Sul

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA