HIGIENE ORAL EM PACIENTE ENTUBADO

Mariele Silveira Fagundes, Fabricio Silveira Flores

Resumo


Todo paciente internado em determinada unidade hospitalar deve receber cuidados especiais e constantes, não só tratando o problema que o levou a internação, mas também buscando evitar e cuidar dos demais órgãos e sistemas. A prática da higiene bucal é totalmente importante na assistência a pacientes em terapia intensiva, sendo um fator significante para o conforto e promoção de saúde do paciente.
Realizada pesquisa bibliográfica, com objetivo de fundamentar a importância da higiene oral no paciente entubado como procedimento realizado pela equipe de enfermagem. A higiene oral é um fator significante na manutenção da saúde e conforto do paciente. Caracteriza-se como a remoção mecânica da sujidade que garante a limpeza da cavidade bucal, sendo uma pratica importante nos cuidados ao paciente em especial aqueles que se encontram intubados ou com ventilação mecânica, pois quando executada a técnica corretamente pode diminuir os riscos de complicações e até mesmo interferir no tempo de internação do paciente. Tem como principal finalidade prevenir infecções, e também auxilia nas medidas de conforto do paciente e mantem a integridade bucal.
Diante disto, concluímos que a higiene oral é uma técnica que deve exercida pelo profissional da enfermagem, fundamental para o bem estar do paciente. Simples cuidados com a saúde oral, como a realização da higiene bucal diariamente pode ser um grande fator para diminuir riscos de doenças sistêmicas infecciosas.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista da Mostra de Iniciação Científica da ULBRA Cachoeira do Sul

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA