RELATO DE EXPERIÊNCIA: O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA ESCALA DE MOTIVAÇÃO PARA APRENDER DE ESTUDANTES DO CURSO DE PSICOLOGIA DA ULBRA (CdS)
Resumo
INTRODUÇÃO: A motivação da aprendizagem no ensino superior tem recebido destaque na literatura, assim, este estudo partiu de construtos de motivação para a aprendizagem já desenvolvidos e avaliados. OBJETIVOS: Apresentar um relato de experiência, por meio de um exercício em sala de aula, sobre a construção de uma Escala de Motivação para Aprender no Curso Superior de Psicologia. METODOLOGIA: O estudo é de natureza qualitativa exploratória buscou subsídios na revisão teórica narrativa. RESULTADOS: A disciplina de Fundamentos da Avaliação Psicológica proporcionou um exercício de construção de uma Escala de Motivação Acadêmica para Aprender de Universitários do Curso de Psicologia. Inicialmente, a escala propõe 26 itens, sendo 14 referentes à motivação intrínseca e 12 itens referente à motivação extrínseca. Cada item deve ser avaliado pelos acadêmicos do curso de psicologia por escala Likert de 4 pontos. A escala deve ser aplicada coletivamente por aplicadores treinados, devendo ser reservado um intervalo médio de 20 minutos. Os resultados devem ser calculados a partir de procedimentos estatísticos descritivos. CONCLUSÃO: O mapeamento da motivação para aprender em estudantes do curso de psicologia permite o estabelecimento de indicadores científicos que podem servir de parâmetro para o desenvolvimento de ações no âmbito da educação superior assim como embasamento para o aperfeiçoamento de pesquisas relacionadas à motivação para aprender na área da psicologia.
Palavras-chave: Escala, Motivação, Estudantes de Psicologia.
Apontamentos
- Não há apontamentos.