RELATO DE EXPERIÊNCIA: O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA ESCALA DE MOTIVAÇÃO PARA APRENDER DE ESTUDANTES DO CURSO DE PSICOLOGIA DA ULBRA (CdS)

Ana Claudia Guske, Lucilene Aparecida Trojahn Da Silva, Renata Moralles Moraes, Vilnei Guilherme Haetinger, Deise Agne Souza Leal Mohr

Resumo


INTRODUÇÃO: A motivação da aprendizagem no ensino superior tem recebido destaque na literatura, assim, este estudo partiu de construtos de motivação para a aprendizagem já desenvolvidos e avaliados. OBJETIVOS: Apresentar um relato de experiência, por meio de um exercício em sala de aula, sobre a construção de uma Escala de Motivação para Aprender no Curso Superior de Psicologia. METODOLOGIA: O estudo é de natureza qualitativa exploratória buscou subsídios na revisão teórica narrativa. RESULTADOS: A disciplina de Fundamentos da Avaliação Psicológica proporcionou um exercício de construção de uma Escala de Motivação Acadêmica para Aprender de Universitários do Curso de Psicologia. Inicialmente, a escala propõe 26 itens, sendo 14 referentes à motivação intrínseca e 12 itens referente à motivação extrínseca. Cada item deve ser avaliado pelos acadêmicos do curso de psicologia por escala Likert de 4 pontos. A escala deve ser aplicada coletivamente por aplicadores treinados, devendo ser reservado um intervalo médio de 20 minutos. Os resultados devem ser calculados a partir de procedimentos estatísticos descritivos. CONCLUSÃO: O mapeamento da motivação para aprender em estudantes do curso de psicologia permite o estabelecimento de indicadores científicos que podem servir de parâmetro para o desenvolvimento de ações no âmbito da educação superior assim como embasamento para o aperfeiçoamento de pesquisas relacionadas à motivação para aprender na área da psicologia.

Palavras-chave: Escala, Motivação, Estudantes de Psicologia.





Apontamentos

  • Não há apontamentos.