RELATO DE EXPERIÊNCIA: O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA ESCALA DE AVALIAÇÃO DE IMPULSIVIDADE NO TRÂNSITO

Renata de Oliveira Rosa, Marcia Pereira Beltrão, Rafaela Alves Pinto

Resumo


INTRODUÇÃO: O trânsito vem se tornando um problema de saúde pública em virtude dos inúmeros acidentes automobilísticos. Estima-se que o comportamento impulsivo do indivíduo seja o principal responsável. A impulsividade é uma característica da personalidade humana. Além disso, ela envolve alguns fatores como: Falta de concentração e persistência, Controle Cognitivo, Planejamento futuro, Audácia e Temeridade. OBJETIVO: Apresentar uma proposta de escala psicológica para avaliar a impulsividade no trânsito. MÉTODO: A disciplina de Fundamentos de Avaliação Psicológica proporcionou um exercício de construção de uma Escala de Avaliação de Impulsividade no Trânsito, e teve como referência a escala de avaliação de impulsividade- Formas A e B (EsAvl-A e EsAvl-B). A aplicabilidade da escala será através de uma folha de resposta impressa na cor preta. Para sua aplicação será necessário apenas um lápis e uma borracha. O instrumento pode ser aplicado em adultos, ambos os sexos, pertencentes a qualquer faixa etária. Orienta-se um local tranquilo e silencioso para responder o teste, com intuito de evitar possíveis interferências na aplicação. A aplicação poderá ser individual ou em grupo sem limite de tempo para o término. RESULTADOS: Alguns temas como comportamento de risco, tomada de decisão e escassez de concentração no trânsito foram abordados nas questões da escala. Espera-se que este exercício promova a conscientização sobre a importância de evitar a impulsividade no trânsito e que seja um instrumento eficaz e de auxilio na avaliação de indivíduos impulsivos. CONCLUSÃO: Foi muito interessante e gratificante o processo do exercício de construção da escala, pois nos proporcionou o contato com testes e escalas psicológicas e maior conhecimento na área de avaliação. Nesse viés, a escala estará sujeita a alterações e a combinações com a orientadora, com intuito de atender as necessidades acadêmicas.

 

Palavras-chave: Instrumento, Impulsivo, Conscientização.


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