OBSERVAÇÃO COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE CACHOEIRA DO SUL

Gabriela Nascimento Figueiró, Felipe da Silveira Pereira, Laura Machado

Resumo


OBSERVAÇÃO COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE CACHOEIRA DO SUL

Felipe da Silveira Pereira¹, Gabriela Nascimento Figueiró¹, Laura Morais Machado¹

¹ Universidade Luterana do Brasil. felipesilveirapereir@rede.ulbra.br 

INTRODUÇÃO: A disciplina de estágio básico em psicopatologia tem como objetivo a prática e o diagnóstico em psicopatologia através da observação.  Sendo assim, a escola além de ser um ambiente educacional, é uma importante interseção entre os domínios do conhecimento pessoal, social e do bem-estar físico e mental dos estudantes. OBJETIVOS: Oportunizar a prática da observação, descrição e diagnóstico das psicopatologias. METODOLOGIA:  As observações foram realizadas em ambiente escolar com a turma do 2º ano do Ensino Fundamental I de uma escola Estadual, foram realizados sete encontros RESULTADOS: As observações realizadas neste projeto visaram contextualizar a análise biopsicossocial no ambiente da sala de aula do indivíduo S., possibilitando a geração de hipóteses com base nos manuais diagnósticos. CONCLUSÃO: O aluno S. apresentou sintomas consistentes com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade/Impulsividade (TDAH). Com base nessa constatação, foi crucial oferecer soluções dentro do ambiente escolar para auxiliá-lo, como adaptação da organização da sala de aula, estabelecendo uma rotina estruturada e designando um local próximo ao professor para minimizar distrações, recursos visuais, como quadros de avisos.


Palavras-chave: Ambiente escolar, Observação, Hipóteses.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.