OBSERVAÇÃO COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE CACHOEIRA DO SUL
Resumo
OBSERVAÇÃO COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE CACHOEIRA DO SUL
Felipe da Silveira Pereira¹, Gabriela Nascimento Figueiró¹, Laura Morais Machado¹
¹ Universidade Luterana do Brasil. felipesilveirapereir@rede.ulbra.br
INTRODUÇÃO: A disciplina de estágio básico em psicopatologia tem como objetivo a prática e o diagnóstico em psicopatologia através da observação. Sendo assim, a escola além de ser um ambiente educacional, é uma importante interseção entre os domínios do conhecimento pessoal, social e do bem-estar físico e mental dos estudantes. OBJETIVOS: Oportunizar a prática da observação, descrição e diagnóstico das psicopatologias. METODOLOGIA: As observações foram realizadas em ambiente escolar com a turma do 2º ano do Ensino Fundamental I de uma escola Estadual, foram realizados sete encontros RESULTADOS: As observações realizadas neste projeto visaram contextualizar a análise biopsicossocial no ambiente da sala de aula do indivíduo S., possibilitando a geração de hipóteses com base nos manuais diagnósticos. CONCLUSÃO: O aluno S. apresentou sintomas consistentes com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade/Impulsividade (TDAH). Com base nessa constatação, foi crucial oferecer soluções dentro do ambiente escolar para auxiliá-lo, como adaptação da organização da sala de aula, estabelecendo uma rotina estruturada e designando um local próximo ao professor para minimizar distrações, recursos visuais, como quadros de avisos.
Palavras-chave: Ambiente escolar, Observação, Hipóteses.
Apontamentos
- Não há apontamentos.