RELATO DO ESTÁGIO BÁSICO DE PSICOPATOLOGIA: OBSERVAÇÃO DE UM GRUPO EM UMA CLÍNICA DE CACHOEIRA DO SUL.

Juliana Carvalho da Silva Wayss, Laura Machado, Cassia Schwartz Nunes

Resumo


 

INTRODUÇÃO:A Clínica onde foi realizada a observação é uma instituição privada, composta por equipe multidisciplinar, que normalmente atende casos de TDAH, TOD, TEA, transtornos de aprendizagem, dentre outros. Participamos dos atendimentos de um grupo, com foco na estimulação psicopedagógica e neuropsicopedagógica.DESENVOLVIMENTO: Foi realizada uma observação assistemática, nesse método o investigador participa como um espectador. Foram realizadas 7 observações, todas nas quartas-feiras, com duração de 45 minutos. Escolhemos para observar o “L”, um menino de 11 anos. Percebemos que “L” apresenta inúmeros comportamentos que podem estar relacionados ao Transtorno de Oposição Desafiante (TOD) como baixa tolerância ao receber ordens, desobediência, responde em forma de deboche ou intimidação, quando lhe é solicitado a realização de alguma tarefa ou quando lhe contrariam por algum motivo. Alguns estudos afirmam que crianças e adolescentes com TOD apresentam reações rápidas, intensas e inconsequentes com baixo limiar à frustração, características que aparecem no início do desenvolvimento cognitivo. Observamos também que “L” apresentou comportamentos de inquietação/hiperatividade (balançando-se na cadeira, virando-se várias vezes e movendo-se bastante), interrompendo alguém quando falava, dificuldade de concentração e foco na atividade proposta, sendo em todas as vezes o último a concluir o trabalho proposto, bem como conversava o tempo inteiro atrapalhando na produtividade dos demais do grupo, comportamentos relacionados ao Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O TDAH parece não prejudicar as capacidades cognitivas gerais; o transtorno não vai se relacionar com a ausência de capacidade, mas sim com a dificuldade no desempenho.CONSIDERAÇÕES FINAIS: Levantamos a hipótese diagnóstica de que “L” possui TOD e/ou TDAH, conforme características especificadas no DSM 5-TR.Tais apontamentos são confirmados a partir dos comportamentos que o jovem apresentou, sendo eles os principais: intimidação às figuras de autoridade, comunica-se sem filtros e sem pensar no que fala muitas vezes, inquietação, respostas em tom de deboche ou negação para realizar demandas, desafiador e desatento.

 

Palavras-chave: TOD, TDAH, observação assimétrica.


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