TRANSTORNOS DO COMPORTAMENTO. RELATO DE CASO

Diviane da Silva Bernardi

Resumo


Os transtornos de comportamentos são um grupo de doenças psiquiátricas com traços emocionais e comportamentais onde os indivíduos são inflexíveis. Os transtornos podem comprometer a qualidade de vida, dificuldade de adaptar-se à situação, o que causa desconforto aos que estão por perto. O presente trabalho pretende relatar o  caso de um(a) adolescente (aluno) com  idade de 20 anos, moradora da cidade de Cachoeira do Sul,  d interior  do Rio Grande do Sul e estudante de uma escola da rede pública de ensino  com diagnóstico médico de transtorno do comportamento. Como metodologia foram utilizadas observações, provas de avaliação cognitiva, avaliação afetiva e avaliação social realizadas pelo AEE da escola ,  também foi observado a sua interação social com a comunidade escolar bem como seu desenvolvimento cognitivo comparando a faixa etária e capacidade de aprendizagem. Como resultados pode-se observar que apresentou dificuldades de vinculação do sujeito com a produção apresentando maior interesse nas atividades livres  porém com dificuldades de expressão de afeto, as alterações emocionais tais como ansiedade,  mudanças de humor, dificuldade de organização pessoal e social, por momentos  regressiva em relação as atitudes  sociais de sua idade cronológica, estas características aparecerem de forma significativa no desenvolvimento de todo o processo avaliativo e escolar . A construção da aprendizagem aconteceu de forma fragmentada quando observados os aspectos pedagógicos e idade cronológica da aluna, porém de modo geral, considerando suas patologias, medicação administrada pode-se concluir que a aluna apresentou uma boa evolução  no que diz respeito as suas  habilidades,  demonstrando capacidade de ler, escrever, e realizar cálculos simples, ser independente quanto as atividades da vida diária (AVDs), resolução de problemas diários simples como organização de sua casa, compras, limpeza e cuidados com sua saúde e de outros. Atualmente concluiu o ensino médio, constituiu família, está na sua primeira gestação, mantém  seu cotidiano familiar organizado necessitando  de uma sutil supervisão (olhar) de seus familiares, o que é recomendado clinicamente diante do seu histórico.

Palavras Chave: Cuidados, patologias, aprendizagem


Apontamentos

  • Não há apontamentos.