A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA EM RELAÇÃO À CRIMINALIDADE INFANTIL
Resumo
Ao pensar em sociedade e criminalidade deve-se refletir sobre a forma na qual as famílias estão estruturadas, uma vez que suas características e singularidades impactam diretamente no coletivo. Entende-se que a criminalidade é um fenômeno social que, nas últimas décadas, também tem sido estudado com ênfase na infância e nas suas consequências para o desenvolvimento infantil. Neste contexto, foi realizada uma revisão bibliográfica a fim de identificar elementos familiares que poderiam influenciar crianças a adentrarem no mundo do crime, assim como levantar dados que apontem possíveis padrões da delinquência infantil. Diante dos resultados obtidos, notou-se que este é um campo com pouca discussão, visto que não há uma quantidade significativa de estudos específicos acerca do assunto. Porém, de modo geral, compreende-se que a família tem um papel primordial na vida de uma criança, sendo sua primeira base e influência. Esta instituição é responsável por ensinar, educar e inserir o indivíduo na sociedade, visto que seus costumes e modo de vida interferem diretamente na estruturação do sujeito. Ressalta-se, portanto, a importância da família na formação do indivíduo, inclusive na função de prevenção e combate a transgressões da lei, visto que o meio no qual se está inserido também é importante para a construção da conduta. Fica evidente que a família tem influência no desenvolvimento, a família que tem comportamento condizente com as normas sociais, a criança terá tendência a seguir as normas, da mesma forma a família com a base desestruturada tem influência na vida futura.
Palavras-chave: influência, criança, família.
Referências
PATTO, M. H. S. A produção do fracasso escolar: historias de submissão e rebeldia. São
Paulo: T. A. Queiroz, 2002
OLIVEIRA, D. E. S. D. A Importância da família para o desenvolvimento infantil e para o desenvolvimento da aprendizagem, 2020
PORTUGAL, M. G. O papel da família em relação a criminalidade, 2018
FIGUEIREDO, Sabrina Oliveira de. Desestruturação familiar e criminalidade juvenil: reflexões sobre uma possível relação à luz de abordagens interdisciplinares. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 25, n. 6099, 13 mar. 2020. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/79709. Acesso em: 3 out. 2021.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 Anais do Seminário Internacional de Criminologia