FAZENDO ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
Este trabalho tem por finalidade relatar atividades de intervenção pedagógica constantes no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), financiado pela CAPES. O objetivo geral deste projeto é divulgar as atividades realizadas pelos bolsistas, acadêmicos do curso de Pedagogia, atuantes nas turmas de Educação Infantil, dos turnos manhã e tarde, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Carvalho Portella. Através da observação da turma, diálogo com a professora titular e de acordo com os planos de estudo da instituição, construímos o projeto: Fazendo Arte, com o objetivo de proporcionar atividades que desenvolvam a sensibilidade para a arte, de modo a estimular os educandos por meio das técnicas artísticas e contato com obras de artes, desenvolvendo a criatividade e expressão. A Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica e assim uma etapa fundamental para o desenvolvimento integral da criança nas dimensões sócioemocional, cognitiva, psicomotora e psicológica, que exerce papel transformador na criança. Nesta etapa é necessário que o educador proporcione atividades prazerosas e lúdicas, adequadas a faixa etária e que visem o desenvolvimento de atitudes e habilidades para a formação do sujeito. Assim, este projeto utiliza recursos variados e contribui de modo a ampliar a percepção e conhecimento de mundo por meio de exploração de diferentes objetos e materiais, contato com expressões artísticas e exploração dos sentidos de modo a sensibilizar os educando para as Artes Visuais, enriquecendo as aulas, tornando-as significativas e mais práticas e contribuindo para a formação social de sujeitos ativos e críticos perante a sociedade.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
FERRAZ, M. H.; REZENDE, Maria; FUSARI. Metodologia do Ensino de Arte. São Paulo: Editora Cortez, 1993.
REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. Disponível em: . Acesso em: 27 jun. 2017.
WARSCHAUER, Cecília. A roda e o registro: Uma parceria entre professor, alunos e conhecimento. Rio de Janeiro. Paz e Terra.1993
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 Anais do Seminário Internacional de Educação - SIEDUCA