FAZENDO ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Suelem de Oliveira Melo, Jaaziel de Lara Pazatto, Nanci Félix Veloso

Resumo


Este trabalho tem por finalidade relatar atividades de intervenção pedagógica constantes no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), financiado pela CAPES. O objetivo geral deste projeto é divulgar as atividades realizadas pelos bolsistas, acadêmicos do curso de Pedagogia, atuantes nas turmas de Educação Infantil, dos turnos manhã e tarde, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Carvalho Portella. Através da observação da turma, diálogo com a professora titular e de acordo com os planos de estudo da instituição, construímos o projeto: Fazendo Arte, com o objetivo de proporcionar atividades que desenvolvam a sensibilidade para a arte, de modo a estimular os educandos por meio das técnicas artísticas e contato com obras de artes, desenvolvendo a criatividade e expressão. A Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica e assim uma etapa fundamental para o desenvolvimento integral da criança nas dimensões sócioemocional, cognitiva, psicomotora e psicológica, que exerce papel transformador na criança. Nesta etapa é necessário que o educador proporcione atividades prazerosas e lúdicas, adequadas a faixa etária e que visem o desenvolvimento de atitudes e habilidades para a formação do sujeito. Assim, este projeto utiliza recursos variados e contribui de modo a ampliar a percepção e conhecimento de mundo por meio de exploração de diferentes objetos e materiais, contato com expressões artísticas e exploração dos sentidos de modo a sensibilizar os educando para as Artes Visuais, enriquecendo as aulas, tornando-as significativas e mais práticas e contribuindo para a formação social de sujeitos ativos e críticos perante a sociedade. 


Palavras-chave


Educação Infantil, Artes e Técnicas Artísticas

Texto completo:

PDF

Referências


FERRAZ, M. H.; REZENDE, Maria; FUSARI. Metodologia do Ensino de Arte. São Paulo: Editora Cortez, 1993.

REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. Disponível em: . Acesso em: 27 jun. 2017.

WARSCHAUER, Cecília. A roda e o registro: Uma parceria entre professor, alunos e conhecimento. Rio de Janeiro. Paz e Terra.1993


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Anais do Seminário Internacional de Educação - SIEDUCA