PROJETO EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I CINE FEST EJA BALTAZAR DE BEM
Resumo
Este projeto tem por objetivo oferecer aos alunos da EJA da E.M.E.F. Dr. Baltazar de Bem a oportunidade de aprender por diversas linguagens, com a construção do conhecimento e do protagonismo. Acreditamos que essas percepções possibilitam a ligação entre o conhecimento estudado e a produção de vídeo na escola e contribui para o processo educacional dos alunos, permitindo que eles desenvolvam suas obras, possibilitando o diálogo entre os conteúdos curriculares e o olhar sobre os problemas que o mundo de hoje apresenta na sociedade atual. Através da linguagem audiovisual, buscamos despertar novos olhares, sensações e experiências, gerando reflexões e conhecimentos para toda vida, a fim de favorecer o processo educativo e fortalecer a aprendizagem dos alunos numa escola com um currículo diferenciado.
O projeto “I CINE FEST EJA BALTAZAR DE BEM” prevê a realização de oficinas de roteiro, direção, fotografia, aulas de interpretação, edição e montagem. Dessa forma, cada aluno encontra o seu lugar, de acordo com a descoberta das suas habilidades e potencialidades, um trabalho que busca criar uma nova oportunidade para uma concepção mais abrangente entre a educação, a cultura e a sociedade. É importante ressaltar que o trabalho será baseado na produção textual criada pelos alunos, desenvolvendo a interpretação e a leitura de mundo de cada grupo, possibilitando o trabalho em diversos gêneros textuais e propondo uma pesquisa sobre o Cinema nos dias de hoje. O presente trabalho partiu do propósito de verificar como ocorre a utilização do vídeo enquanto recurso audiovisual e contribuir para aprimorar o trabalho docente e enriquecer a aprendizagem dos alunos na escola.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
SANTOS, Margarida Maria Calafate dos. As novas tecnologias em projetos interdisciplinares na escola pública: um estudo à luz da Teoria da Atividade. UFRJ, 2009. 188p. Disponível em:
. Acesso em: 04 junho. 2017.
SCHNEIDER, Catiúcia Klug; CAETANO, Lélia; RIBEIRO, Luis Otoni Meireles. Análise de vídeos educacionais no youtube: caracteres e legibilidade. Revista Renote - Novas Tecnologias em Educação. CINTED-UFRGS, v. 10, n. 13, junho, 2016.
SILVA, L. A. da; MACHADO, L.R.de S. Tecnologias da informação e comunicação a serviço do trabalho colaborativo, inovações socioeducacionais e desenvolvimento local. Revista Renote - Novas Tecnologias na Educação, CINTED-UFRGS, v.7, n.3, 2009. Disponível em: . Acesso em: 13 junho. 2017. Não paginado.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 Anais do Seminário Internacional de Educação - SIEDUCA