GÊNERO E INFÂNCIA: ESTEREÓTIPOS SOCIALMENTE ESTABELECIDOS

Ben Hur Graboski Pinheiro, Viviane de Lima Cezar, Fernanda Marques da Silva, Elenise da Silva Pereira, Eliane Fraga da Silveira

Resumo


Com o intuito de dissociar a percepção dos alunos sobre hábitos ditos de menino e de menina, bolsistas do PIBID/ULBRA, subprojeto Biologia, elaboraram uma atividade abordando as relações de gênero contidas no imaginário social. A atividade foi desenvolvida na E.M.E.F Edgar Fontoura, em Canoas/RS, nos meses de outubro e novembro/2016. Através de um questionário semiestruturado, foram identificados quais estereótipos relacionados a gênero na infância os alunos possuíam. Posteriormente, a turma assistiu ao teatro de bonecos intitulado “Tudo É De Menino E De Menina”, com roteiro e execução criados pelos bolsistas. Em outro momento, os alunos assistiram a três vídeos que abordaram a diversidade de gostos e hábitos das personagens de forma natural e espontânea. Como encerramento da atividade, cada aluno foi orientado a desenhar livremente aquilo que mais havia chamado sua atenção nos assuntos discutidos. Contabilizando 17 alunos participantes, na primeira questão do questionário, que tratava sobre a cor preferida, as mais citadas pelas meninas foram azul (37%), vermelho (25%) e roxo (25%). Os meninos indicaram a cor azul (44%), seguida por preto (33%) e vermelho (33%). Os brinquedos mais apontados pelas meninas foram boneca (75%) e vídeo game (25%). Os mais citados pelos meninos foram vídeo game (77%), bola (13%) e carrinho (10%). As brincadeiras preferidas das meninas foram amarelinha (75%) e vídeo game (25%). Os meninos indicaram como brincadeira preferida jogar vídeo game (88%), jogar futebol (20%) e amarelinha (2%). O teatro e os vídeos propiciaram debates interessantes com os alunos, que apontaram dúvidas e comentaram sobre as situações vividas pelas personagens, indicando nas falas de poucos alunos (11%) a presença de estereótipos associados às vestimentas. Constatou-se a importância de problematizar o assunto junto aos alunos, pois, instigando o respeito às diferenças, promovemos a igualdade de gênero na infância e para toda a vida.

Palavras-chave


Gênero; Infância; Estereótipos.

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