MEU, SEU, NOSSO TEMPO DE BRINCAR: ORGANIZAÇÃO DO TEMPO, ESPAÇO E MATERIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
Este trabalho surgiu por meio do curso de Aperfeiçoamento em Docência na Educação Infantil na Universidade Federal de Santa Maria. O local em que foi realizada pesquisa foi na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo (UEIIA). Assim, foi realizado observações e atuação em uma das turmas multi-idade da Unidade de modo a [re] significar ainda mais o trabalho pedagógico pensando nas demandas das crianças. Deste modo, surgiu o desafio de problematizar novas formas de exploração e de organizações dos espaços, tempos e materiais, com a intencionalidade de possibilitar o protagonismo das crianças como também as relações entre elas e as demais pessoas relacionadas no contexto. Com o trabalho colaborativo dos profissionais da Unidade, foi possível dar início a [re] organização de alguns espaços na turma. Estes espaços foram organizados de modo que as crianças pudessem explorar durante o dia como diversos materiais estruturados e não estruturados. Ao brincar naqueles espaços, as crianças construíram novos conhecimentos, criando e recriando novos materiais dentro de seus tempos. Deste modo, por meio destas ações feitas junto às crianças, foram apresentados pontos importantes relacionados ao trabalho baseado na escuta sensível, que é realizado na Educação Infantil.
Palavras-chave
Espaço; Tempo; Materiais;
Texto completo:
PDFReferências
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação. Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.
EDWARDS, Carolyn, GANDINI, Lella, FORMAN, George. As cem linguagens da criança: a experiência de Reggio Emilia em transformação. Porto Alegre: Penso, 2016.
Projeto político-pedagógico do Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo. Santa Maria, 2015.
RINALDI, C. Diálogos com Reggio Emilia: escutar, investigar e ap ende. 2 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2014.
VIANNA, A. CASTILHO, J. Percebendo o corpo. In: GARCIA, Regina Leite (Org.). O corpo que fala dentro e fora da escola. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 Anais do Seminário Internacional de Educação - SIEDUCA