A prática da Leitura e da escrita nos Anos Iniciais

Andreza Freitas, Silandra Badch Rosa

Resumo


Este trabalho tem a finalidade de relatar minha vivência pelo Estágio Curricular Anos Iniciais e ou EJA, realizado no primeiro semestre de 2017, no qual foi desenvolvido o projeto “Despertando para a magia da leitura e escrita”, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Carvalho Portella, em uma turma de 1º ano, situado na cidade de Cachoeira do Sul. Esse projeto visou trabalhar de forma lúdica a leitura e escrita para motivar o gosto pelas mesmas, pois nessa fase a ludicidade, os jogos e as brincadeiras com a leitura e escrita são essenciais para o aprendizado e se tornam educativas no momento que o professor as adequa aos objetivos pedagógicos, contribuindo assim para atingir conhecimento significativo para criança. A leitura e a escrita são fatores de extrema importância na vida das pessoas, portando é necessário que desde cedo os alunos das séries iniciais despertem para essa magia de ler e escrever resgatando o valor da leitura como ato de prazer. Permitindo assim, ampliar seus horizontes, aprimorando a linguagem, desenvolvendo senso crítico e reflexivo, do mesmo modo que desenvolvimento em todas as dimensões. É de extrema importância motivar os educandos para desenvolver a leitura e escrita nas series iniciais, já que nessa fase as crianças estão em pleno desenvolvimento e ampliando seu vocabulário.  A ludicidade é indispensável na sala de aula, pois beneficia a aproximação das vivências do educando com a realidade educacional e favorece muito a cognição através dessa relação que o indivíduo faz das brincadeiras e a realidade tornando-se mais fácil o aprendizado.


Palavras-chave


leitura, escrita, ludicidade

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Anais do Seminário Internacional de Educação - SIEDUCA