A IMPORTÂNCIA DA GINÁSTICA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, NA VISÃO DOS DOCENTES

Luana França Dalla Nora, Amanda Diangelis Marques Taugen, Maria Cristina Chimelo Paim

Resumo


O presente estudo tem como objetivo conhecer os aspectos didáticos trabalhados pelos docentes da área de Educação Física, no que se refere a Ginástica no meio escolar. Como instrumento de Coleta, utilizou-se um questionário aberto. Fizeram parte da amostra 4 professores de Educação Física da cidade de Santa Maria e região. Os dados foram classificados em grupos de respostas, para assim responderem os objetivos do estudo, são eles: conhecimento sobre a ginástica, importância da ginástica e dificuldades encontradas para o desenvolvimento das aulas. De acordo com a análise dos dados relatados pelos professores de Educação Física, pode-se inferir que: os professores   entrevistados possuem bom conhecimento sobre o conteúdo ginástica, em especial ao que se refere a ginástica geral. Que a ginástica deve ser desenvolvida nas aulas de Educação Física escolar, não somente como alongamento, pois é um conteúdo que trabalha o corpo inteiro de forma harmônica e que proporciona bem-estar e muitos outros benefícios para os alunos. Uma das dificuldades relatadas por alguns dos professores é a falta de materiais para a realização das aulas, além da resistência e a falta de interesse dos alunos em realizar as atividades. Logo, evidencia-se que a Ginástica é um conteúdo importante e interessante de ser trabalhado nas aulas de Educação Física, pois proporciona vários benefícios para os alunos, tanto na forma física, psicológica e para a autoestima, desenvolvendo a consciência corporal e do movimento, bem como a socialização, a cooperação entre os alunos, a valorização e a conscientização dos limites de cada um.


Palavras-chave


Ginástica; Importância; Ambiente escolar.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Ministério da Educação. PCN’s. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.

FIGUEIREDO, Sara Maria Teles de; FELINTO, Thiago Tavares; MOURA, Marla Maria Moraes. A Ginástica no contexto escolar: da evolução histórica à prática atual. III Congresso Nacional de Educação Física, atividade física, educação e saúde, Campina Grande-PB, 2012. Disponível em: http://editorarealize.com.br/revistas/conaef/trabalhos/Comunicacao_55.pdf

PEDRON, Fabiana de Oliveira; GUSMÃO, Guilherme; AZAMBUJA, Roger. Ginástica na melhoria da auto estima. SIEduca ULBRA, 2017. Disponível em: https://www.ulbracds.com.br/index.php/sieduca/article/viewFile/1092/200

PEREIRA, Ana Maria; ANDRADE, Thaís Nogueira de; CESÁRIO, Marilene. A produção do conhecimento científico em Ginástica. Revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Campinas, v.10, n.Especial, p.56-79, dez.2012.

OLIVEIRA, Helen Cristina Patrício. O conteúdo da ginástica na Educação Física Escolar no Ensino Fundamental e Médio em escolas estaduais de Forquilhinha/SC. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade do Extremo Sul Catarinense, 2016, 11 p.

SOARES et alli. Metodologia do ensino da educação física. São Paulo: Cortez, 1992.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Anais do Seminário Internacional de Educação - SIEDUCA