CIÊNCIAS E LITERATURA: MUNDOS CONECTADOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM
Resumo
RESUMO
A renovação de estratégias metodológicas para o ensino de Ciências é um desafio constante e deve ser impulsionada pela necessidade de incentivar, no aluno, o gosto pela ciência. Assim, o presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de proporcionar aos estudantes do Curso de Ciências Biológicas da URI Câmpus de Santiago, um exercício de planejamento metodológico a partir da literatura, visando, posteriormente, facilitar o aprendizado de conteúdos com alunos de uma escola pública de Educação Básica do município de Santiago (RS, Brasil). A atividade foi realizada com estudantes da turma do terceiro semestre, na disciplina de Laboratório de Ensino de Ciências Naturais II – LECII, exercício que foi embasado no livro intitulado "Extraordinário", de autoria de Raquel Jaramillo Palacio Primeiramente, os estudantes leram o livro e o analisaram para, posteriormente, elaborar um plano de aula teórico/prática, abordando um dos conteúdos, indiretamente mencionado no livro. Os temas abordados nos planejamentos foram em Citologia – Organelas; Genética – 1º Lei de Mendel; Fisiologia Geral – Sistema Nervoso; Fisiologia Específica – Funcionamento Ocular. Os alunos pontuaram que a aparência de Auggie, não remete a uma aberração, e sim, a uma síndrome que causa deformação nos ossos da face, a qual não compromete a capacidade intelectual e consideraram que o estudo e o esclarecimento sobre a genética e as implicações dos efeitos físicos de doenças genéticas, síndromes ou mutações, auxiliam na luta contra o preconceito. Estima-se que a atividade possibilitou o uso de metodologias alternativas como a leitura e permitiu o protagonismo dos futuros professores, proporcionando reflexões significativas sobre conceitos, recursos didáticos, sem deixar de lado questões importantes para a formação de indivíduos comprometidos com a cidadania e com a responsabilidade social.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ARAÚJO, R. M. L.; FRIGOTTO, G. Práticas pedagógicas e ensino integrado. Rev. Educação em Questão, v.52, n.38, p. 61-80, maio/ago, 2015.
FAZENDA, I. Interdisciplinaridade: qual o sentido? São Paulo: Paulus, 2006.
MARTINEZ, E. R. M.; FUJIHARA, R. T.; MARTINS, C. Show da Genética: um jogo interativo para o ensino de genética. Genética na Escola, v. 3, n. 2, 2008.
SALOMÃO, S. R. Lições da Botânica: O Texto Literário no Ensino de Ciências. Ciência em Tela, v.1, n.1, 2008.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2018 Anais do Seminário Internacional de Educação - SIEDUCA