APLICAÇÕES DA PSICOLOGIA NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO COM (TEA)

MICHELE FINGER TATSCH, Cristiana Rezende Gonçalves Caneda

Resumo


A discussão em torno do meio escolar inclusivo de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) vem tornando necessária a presença de um psicólogo escolar, apoiado em uma boa formação, e com conhecimento de seus instrumentos, para promover apoio, orientação a equipe, bem como estimular o estudo continuado para o processo de escolarização destes alunos, tornando possível sua aprendizagem através do manejo adequado de socialização. A falta de conhecimento de professores e comunidade escolar sobre este transtorno é frequente, bem como condições inadequadas do espaço físico, deficiência de recursos e adaptações curriculares, as quais podem comprometer negativamente a trajetória escolar do aluno que apresente TEA em seu desenvolvimento. Diante dessas questões, a seguinte investigação teve por objetivo explorar as possibilidades de atuação da Psicologia no contexto educacional, aplicados ao processo de inclusão de alunos com autismo no ensino regular, discutindo aspectos relacionados ao ensino atual, à aprendizagem e ao desenvolvimento de alunos com este transtorno, traçando um panorama de funcionamento desse processo. A pesquisa tem caráter qualitativo, e a escolha do banco de dados ocorreu por meio de periódicos indexados e reconhecidos academicamente, bem como artigos científicos e revistas com bases no scielo e google acadêmico, buscando as informações necessárias para investigar e compreender formas de atuação do psicólogo. Através das construções realizadas constatamos a necessidade de mais pesquisas ou trabalhos que investigam o processo de inclusão nas escolas, principalmente, a organização e aplicação de estratégias do psicólogo, bem como recursos em sala de aula com o este aluno. Torna-se necessário que o profissional psicólogo oriente a equipe educadora na busca de instrumentos, recursos e uma educação continuada sobre o TEA, promovendo o desenvolvimento global do aluno e da comunidade escolar.

Palavras-chave


TEA; adaptação; inclusão.

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