APLICAÇÕES DA PSICOLOGIA NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO COM (TEA)
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
Referências: GOMES, Camila Graciella Santos; MENDES, Enicéia Gonçalves. Escolarização inclusiva de alunos com autismo na rede municipal de ensino de Belo Horizonte. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 16 n.3, p. 375 396, 2010.
MARTINS, Mara Rúbia Rodrigues. Inclusão de alunos autistas no ensino regular: concepções e práticas pedagógicas de professores regentes. Dissertação de mestrado, Universidade Católica de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil, (2007).
MORI , Nerli Nonato Ribeiro. Psicologia e educação inclusiva: ensino, aprendizagem e desenvolvimento de alunos com transtornos. Maringá, v. 38, n. 1, p. 51-59, Jan.-Mar., 2016.
SOUZA, Marilene Proença Rebello de. Medicalização na educação infantil e no ensino fundamental e as políticas de formação docente. Retornando à patologia para justificar a não aprendizagem escolar: a medicalização e o diagnóstico de transtornos de aprendizagem em tempos de neoliberalismo. Anais da 31ª. Reunião Anual da ANPED. Caxambu, Minas Gerais: ANPED, 2008.
SILVA, Emmanuelle Christine Chaves da. Autismo e troca social: contribuições de uma abordagem microgenética. Tese (Doutorado em Psicologia Cognitiva) - Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
LEMOS, Emellyne Lima de Medeiros Dias; SALOMÃO, Nádia Maria Ribeiro; AGRIPINO-RAMOS, Cibele Shírley. Inclusão de Crianças Autistas: um Estudo sobre Interações Sociais no Contexto Escolar. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v. 20, n. 1, p. 117-130, Jan.- Mar., 2014.
MARTÍNEZ, Albertina Mitjáns. La interrelación entre investigación psicológica y práctica. In Z. A. P. Del Prette (Org.), Psicologia escolar e educacional: saúde e qualidade de vida. p. 87-112. Campinas, SP: Alínea, 2001.
DEL PRETTE, Zilda Aparecida Pereira. Psicologia, educação e LDB. Novos desafios para novas questões? Psicologia escolar e a nova conjuntura educacional brasileira. p. 11-34, Campinas: Átomo, 1999.
DAZZANI, Maria Virgínia Machado. A Psicologia Escolar e a Educação Inclusiva: Uma Leitura Crítica. Revista Psicologia Ciência e Profissão, v. 30, núm. 2, p. 362-375, junho, Conselho Federal de Psicologia, Brasília, 2010.
GADIA, Carlos, TUCHMAN, Roberto, ROTTA, Newra. Autismo e doenças invasivas de desenvolvimento. Jornal de Pediatria, v. 80, n. 2 (supl), 2004.
JORGE, LÍLIA MAÍSE DE. Instrumentos de Avaliação de autistas: Revisão de literatura. Campinas: PUC Campinas, 114 p. (2003).
MINAYO, M.C.S. O Desafio do Conhecimento: Pesquisa Qualitativa em Saúde. 10. ed. São Paulo: HUCITEC, p. 406, 2007.
SILVA, Silvia Maria Cintra da et al . Estágio em psicologia escolar e arte: contribuições para a formação do Psicólogo.Psicol. cienc. prof., Brasília , v. 33,n. 4, p. 1014-1027, 2013.
SCHMIDT, Carlo et al . Inclusão escolar e autismo: uma análise da percepção docente e práticas pedagógicas. Psicol. teor. prat., São Paulo , v. 18,n. 1, p. 222-235, abr. 2016.
BARBOSA, Deborah Rosária. Contribuições para a construção da historiografia da Psicologia educacional e escolar no Brasil. Psicol. cienc. prof., Brasília , v. 32, n. special, p. 104-123, 2012 .
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2019 Anais do Seminário Internacional de Educação (SIEDUCA)