A INCOMPLETUDE É O QUE MOVE A BUSCA DO CONHECIMENTO COGNITIVO E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Veridiani Denise Alves da Luz

Resumo


Este trabalho discute e investiga conteúdos abordados na disciplina Coordenação Pedagógica: princípios e métodos em supervisão escolar, bem como, o livro texto, texto 2: As políticas atuais de formação de professores. Texto 3: Análise comparativa das Resoluções de 2015 e 2019/ Formação de professores e Resolução CNE/CP n. 02/2019 – BNC Formação de professores. As competências e habilidades identificadas nos resultados da entrevista da AP1; e, duas competências gerais e das específicas, duas para cada competência específica analisadas e introdutoriamente aprofundadas, pretendendo a compreensão, dilucidação através do estudo realizado para a narrativa sob a minha perspectiva dos citados temas anteriormente enunciados. Dispondo de aspectos norteadores conceituais, teóricos e de pensamento crítico-reflexivo recomendados pela disciplina, ampliados com conhecimentos prévios da educanda. Propondo uma discussão de destino insaciável de buscas inquietantes, de criatividade inovadora, de desejos e vontades intermináveis, de ser incompleto e inacabado. Buscando além do óbvio pré-estabelecido por políticas educacionais afirmativas dominadoras de sistemas didáticos de cultura tradicional transmissoras de conhecimentos, abarcando desafios como aliados à construção de gestões educacionais realmente compartilhadas. Reflexão de políticas coletivas efetivas, valores reconhecidos e garantidos, práticas humanizadoras; conexão entre teoria e prática como base para aprendizagens e do ensino do conhecimento. Visto que, há coisas, conceitos e habilidades que desenvolvemos e outras precisamos nos envolver, conforme nossas necessidades e interesses, descentralizando o conhecimento e propondo autonomia intelectual aos integrantes da escola como uma prática cidadã e emancipatória. Ações transformadoras dos contextos, não o alienando, logo, as especificidades de um povo devem ser consideradas sem submissão.

Palavras-chave


Supervisão escolar; formação de professores; práticas humanizadoras.

Referências


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