INVESTIGANDO O TEOR DE ETANOL PERMITIDO NA GASOLINA: UMA PRÁTICA EXPERIMENTAL COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Charles Bruno da Silva Melo, Silvana Lang Noronha Martins

Resumo


O tema foi escolhido com o objetivo de proporcionar aos alunos a compreensão do método científico por meio de uma atividade experimental, bem como do conceito de densidade estudado durante as aulas de Ciências, a partir da descoberta do teor de etanol permitido na gasolina de acordo com a Lei 13.033/2014, em amostras coletadas nos postos de combustíveis da zona urbana de Candelária/RS. Os participantes da pesquisa foram alunos de duas turmas do 9º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual do mesmo município. A pesquisa se desenvolveu a partir de uma revisão teórica referente ao uso da experimentação como ferramenta de aprendizagem e concepções sobre a gasolina. O estudo é de natureza qualitativa e teve como instrumentos de coleta de dados: a observação participante, durante o desenvolvimento das atividades realizadas pelos alunos no laboratório de Ciências, e o diário de campo do professor. Os resultados indicaram que a prática favoreceu o diálogo entre grupos de alunos, aumentando sua capacidade de observação, bem como os instigou e desafiou diante das atividades práticas, possibilitando a aquisição ou correção de conceitos físicos e matemáticos. Verificou-se também que os alunos gostaram da atividades prática, além de compreenderem as etapas do método cientifico. Em relação as análises do teor de etanol nas amostras, foi possível constatar que todos os postos estavam dentro da lei. As conclusões da pesquisa evidenciam a necessidade de mais inserções experimentais, pois são capazes de despertar a curiosidade científica nos alunos.


Palavras-chave


Ciências; Ensino Fundamental; Experimentação; Combustíveis.

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