OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS AO ENSINAR BIOLOGIA CELULAR: UMA REFLEXÃO DA PRÁTICA DOCENTE

Laura Oestreich, Maira dos Santos Silveira, Andréa Inês Goldschmidt

Resumo


O ensino de biologia celular comumente é o primeiro contato acadêmico do aluno da educação básica com os conceitos científicos de biologia. Esta subárea é considerada complexa e abstrata, as vistas da impossibilidade de enxergar processos a nível celular na ausência de equipamentos, como o microscópio, por exemplo. Assim, diversos professores e pesquisadores tem buscado alternativas para sanar essas dificuldades por meio de variados recursos como o uso de modelos didáticos, animações, imagens, entre outros. Entretanto, por vezes, de forma ingênua, o professor cria obstáculos epistemológicos/pedagógicos, o que dificulta o processo de ensino e de aprendizagem, pois estes obstáculos estagnam o entendimento do conhecimento científico. Assim, este trabalho tem como objetivo interpretar os obstáculos epistemológicos/pedagógicos, por meio de exemplos práticos que ocorrem no cotidiano das aulas de biologia celular, além de sinalizar como evitar produzi-los. O estudo assume uma abordagem qualitativa e uma finalidade descritiva. Os sete obstáculos descritos por Gaston Bachelard (A Experiência Primeira, O Conhecimento Geral, O Obstáculo Verbal, O Conhecimento Unitário e Pragmático, O Obstáculo Substancialista, O Realismo e O Obstáculo Animista) são interpretados e clarificados por exemplos práticos do cotidiano de uma aula de biologia celular. Espera-se com esse trabalho proporcionar aos professores um momento de reflexão sobre a sua prática, para uma possível transformação e aprimoramento do ensino de biologia celular na educação básica.


Palavras-chave


Ensino de Ciências; Gaston Bachelard; Citologia.

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