O PENSAMENTO COMPLEXO: REFLEXÕES NECESSÁRIAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROEFESSORES

Vaniza Sezinando Santana

Resumo


O presente trabalho apresenta uma investigação realizada pelo grupo PEFOP (Paradigmas Educacionais e Formação de Professores) tendo como foco “Os sete saberes necessários à educação do futuro, Morin (2017), para discussão e reflexão de como este saber pode contribuir para a formação docente”. Para a fundamentação teórica e epistemológica tem se como base o pensamento complexo e transdisciplinar de Morin (2017). Sob tal perspectiva, tomou-se como problema de pesquisa: os princípios do pensamento complexo que podem contribuir para que o docente transforme sua prática pedagógica, com vistas a uma formação mais humana e fraterna? Como objetivo geral buscou-se: identificar os princípios basilares contidos nos sete saberes necessários à educação do futuro, que possam subsidiar e assim trazer contributos a um repensar das práticas docentes necessárias para uma educação tão emergente e inovadora do século XXI. Adotou-se como metodologia de pesquisa a abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação, para coleta de dados optou-se pela técnica de análise de conteúdos com respaldo em Laurence Bardin (2011). O estudo envolveu docentes de uma escola particular e pública envolvidos numa formação pedagógica on-line, embasado no livro “Os sete saberes para a educação do futuro” de Edgar Morin (2017). A partir dos dados analisados e triangulados, foi possível identificar que o curso on-line propiciou análises, reflexões, e aproximações dos docentes participantes do curso com a epistemologia da complexidade, que podem servir de aporte teórico para subsidiar novas práticas pedagógicas e formar pessoas com vistas a agirem para uma sociedade mais fraterna, ética, humana e solidária.

 

Palavras-chave: Pensamento complexo.  Prática pedagógica. Formação docente on-line.


Palavras-chave


Pensamento complexo; Prática pedagógica; Formação docente on-line

Referências


BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BEHRENS, Marilda Aparecida. Paradigma da complexidade: metodologia de projetos, contratos didáticos e portfólios. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

FLICK, Uwe. Qualidade na pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GRUPO DE PESQUISA PARADIGMAS EDUCACIONAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES (PEFOP). Curso on-line Formação de Professores para Uma Prática Inovadora: sete saberes necessários para a educação do futuro. Curitiba, 2018. Disponível em: https://www.pefop.com.br/divulgacao-formacao-de-professores-para-uma-pratica-inovadora/. Acesso em: 6 mar. 2020.

MORAES, Maria Cândida; VALENTE, José Armando. Como pesquisar em educação a partir da complexidade e da transdisciplinaridade? São Paulo: Paulus, 2008.

MORAES, Maria, C. Transdisciplinaridade e educação. In: MAGALHÃES, Solange Martins Oliveira; SOUZA, Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de (Organizadoras). Formação de Professores: elos da dimensão complexa e transdisciplinar. Goiânia: PUC Goiás, 2012.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. rev. São Paulo: Cortez, 2017.

Marilda Aparecida. Teoria da complexidade: contribuições epistemológicas e metodológicas para uma pedagogia complexa. Curitiba: Appris, 2019.

SÁ, Ricardo Antunes de. Contribuições teórico-metodológicas do pensamento complexo para a construção de uma pedagogia complexa. In: SÁ, Ricardo Antunes de; BEHRENS, Maria Aparecida. Teoria da complexidade: contribuições epistemológicas e metodológicas para uma pedagogia complexa Curitiba: Appris, 2019.

SANTOS, Akiko. Complexidade e transdisciplinaridade em educação: cinco princípios para resgatar o elo perdido. Revista Brasileira de Educação, Rio de janeiro, v. 13, n. 37, p. 71-83, jan./abr. 2009.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Anais do Seminário Internacional de Educação (SIEDUCA)