O JOGO DA MEMÓRIA GEOMÉTRICA

Anne Desconsi Hasselmann Bettin, José Carlos Pinto Leivas, Valdir Pretto

Resumo


O presente trabalho relata a prática docente desenvolvida durante as aulas de matemática com alunos do 7º ano de uma escola da rede pública estadual em uma cidade do Rio Grande do Sul – Brasil. Foi utilizado o jogo como metodologia de ensino. A proposta do jogo da memória geométrica surgiu devido a algumas dificuldades dos estudantes com as aulas de Geometria. Conceitos e propriedades de figuras geométricas já trabalhadas em anos anteriores pareciam ter sido esquecidos por eles e precisavam ser relembrados. A atividade teve por objetivo auxiliar os alunos na aprendizagem e na fixação de tais conteúdos, de forma a relembrar conceitos, fazer associações e conversões entre registro figural e registro em língua natural baseado na Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Duval, a fim de estimular a atenção, a percepção visual e a percepção espacial e, também, a memória visual. O material confeccionado é uma adaptação do usual jogo da memória, porém explorando noções de Geometria Euclidiana vistas no ano anterior. Chegamos à conclusão que muitos estudantes confundiam conceitos das figuras geométricas e, particularmente, quando rotacionadas não eram mais identificadas. Ao dialogarem durante o jogo na busca de acertos/erros, os estudantes perceberam relações entre figuras e suas propriedades, mostrando um progresso significativo durante as aulas subsequentes. Um fator importante é que o jogo pode ser adaptado para o ensino remoto através do Power Point e do H5P.org, o que justifica a importância de relatar a experiencia da primeira autora, professora da turma, e os benefícios do jogo da memória.


Palavras-chave


Jogo; Geometria; Conversões.

Referências


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