AS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS ACERCA DA MATEMÁTICA

Ana Lúcia Purper Thiele, Isabel Cristina Machado de Lara

Resumo


Esse artigo apresenta uma pesquisa de abordagem qualitativa acerca das percepções dos professores sobre Matemática e o modo como essas permeiam suas práticas de ensino. A questão central de pesquisa é: “Quais as percepções dos professores dos anos iniciais acerca da Matemática?” Para respondê-la, oito docentes dos anos iniciais de uma escola pública, participaram como sujeitos dessa pesquisa, escrevendo depoimentos sobre temas relacionados a sua prática docente, em particular, sobre Matemática. Os depoimentos foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) executando todas as etapas desse método de análise: unitarização; categorização; comunicação das novas compreensões atingidas, o metatexto. Após a análise dos depoimentos conclui-se que a Matemática ensinada na escola nos anos iniciais é permeada por percepções particulares sobre o modo de ensinar e aprender Matemática que possuem relação com as práticas pedagógicas desenvolvidas por esses professores.


Palavras-chave


Matemática. Percepção dos professores. Contextualização

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Anais do Seminário Internacional de Educação (SIEDUCA)