AS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS ACERCA DA MATEMÁTICA
Resumo
Esse artigo apresenta uma pesquisa de abordagem qualitativa acerca das percepções dos professores sobre Matemática e o modo como essas permeiam suas práticas de ensino. A questão central de pesquisa é: “Quais as percepções dos professores dos anos iniciais acerca da Matemática?” Para respondê-la, oito docentes dos anos iniciais de uma escola pública, participaram como sujeitos dessa pesquisa, escrevendo depoimentos sobre temas relacionados a sua prática docente, em particular, sobre Matemática. Os depoimentos foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) executando todas as etapas desse método de análise: unitarização; categorização; comunicação das novas compreensões atingidas, o metatexto. Após a análise dos depoimentos conclui-se que a Matemática ensinada na escola nos anos iniciais é permeada por percepções particulares sobre o modo de ensinar e aprender Matemática que possuem relação com as práticas pedagógicas desenvolvidas por esses professores.
Palavras-chave
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 Anais do Seminário Internacional de Educação (SIEDUCA)