EDUCAÇÃO PARA EXPERIÊNCIA DEMOCRÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA
Resumo
O objetivo deste artigo é analisar as possibilidades do currículo na construção de uma convivência democrática entre os estudantes do ensino fundamental dos anos iniciais em uma escola do município de Curitiba.E sendo assim destaca-se o problema da pesquisa como será possível uma convivência democrática entre estudantes em uma escola que atende cento e noventa (190) estudantes por período? Para o desenvolvimento metodológico da pesquisa, foi utilizado a abordagem qualitativa, utilizando-se da pesquisa bibliográfica e de campo onde a autora do artigo compõe a equipe como gestora da escola. Neste período de gestão foram desenvolvidas ações de fortalecimento das lideranças e representatividade dos estudantes, assim como da equipe pedagógica e comunidade escolar. Na primeira parte do texto, foi apresentado o conceito de currículo na teoria crítica e a vivência democrática na escola. Em seguida, será desenvolvido o conceito de convivência e pesquisa de campo. Posteriormente, mostrou-se a importância do gestor escolar enquanto articulador de um currículo que promove práticas democráticas no âmbito escolar. E para finalizar foram apresentados os resultados da pesquisa.
Palavras-chave
Referências
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