EDUCAÇÃO PARA EXPERIÊNCIA DEMOCRÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA

Sandra Regina Rodrigues dos Santos

Resumo


O objetivo deste artigo é analisar as possibilidades do currículo na construção de uma convivência democrática entre os estudantes do ensino fundamental dos anos iniciais em uma escola do município de Curitiba.E sendo assim destaca-se o problema da pesquisa como será possível uma convivência democrática entre estudantes em uma escola que atende cento e noventa (190) estudantes por período? Para o desenvolvimento metodológico da pesquisa, foi utilizado a abordagem qualitativa, utilizando-se da pesquisa bibliográfica e de campo onde a autora do artigo compõe a equipe como gestora da escola. Neste período de gestão foram desenvolvidas ações de fortalecimento das lideranças e representatividade dos estudantes, assim como da equipe pedagógica e comunidade escolar. Na primeira parte do texto, foi apresentado o conceito de currículo na teoria crítica e a vivência democrática na escola. Em seguida, será desenvolvido o conceito de convivência e pesquisa de campo. Posteriormente, mostrou-se a importância do gestor escolar enquanto articulador de um currículo que promove práticas democráticas no âmbito escolar. E para finalizar foram apresentados os resultados da pesquisa.

 

 


Palavras-chave


Educação; Democracia;Currículo; Convivência;Gestor Escolar.

Referências


CAMINHA, I. de O. (2007). Desejo e lei: a escola como espaço de convivência. Em P.N. Gomes & I. de O. Caminha (Orgs.), aprender a conviver: um enigma para a educação (pp. 165-179). João Pessoa: Ed. Universitária/ UFPB

ESTÊVÃO, C. V. (2008). Educação, conflito e convivência democrática. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 16(61), 503- 513.

ESTÊVÃO. Carlos Vilar. Educação, conflito e convivência democrática. Ensaio, Rio de Janeiro, v. 16, n. 61, p. 503-514, out./dez. 2008.

Educ. Soc., Campinas, vol. 25, n. 89, p.1227-1249, Set./Dez. 2004

FERREIRA, N.S.C. Gestão democrática da educação para uma formação humana: conceitos e possibilidades. Em Aberto. Gestão Escolar e formação de gestores. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, Brasília, v. 17, n. 72, jun. 2000.

FREIRE.Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Paz e Terra, 2014b.

MAYER, J. D., & Salovey, P. (1997). What is emotional intelligence? In P. Salovey & D. Sluyter (Eds.), Emotional development and emotional intelligence: Implications for educators (pp. 3-31). New York: Basic Books. [ Links ]

MOLL, J. Um paradigma contemporâneo para a educação integral. Revista Pátio, Porto Alegre, p.12-15, ago/out 2009.

PACHECO, José. Fazer a Ponte. In: CANÁRIO, Rui; MATOS, Filomena; TRINDADE, Rui (org.). Escola da Ponte: defender a escola pública. Porto: Profedições, 2004. p. 65-84.

SOUZA, Ângelo Ricardo de. Explorando e construindo um conceito de gestão escolar democrática. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 25. n. 3, p. 123-140, dez. 2009.

SILVA, Tomas Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução as teorias do currículo. 3 edição. Belo Horizonte: Autêntica, 1999. 156 p.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Anais do Seminário Internacional de Educação (SIEDUCA)