REVISÃO DE LITERATURA ACERCA DO ENSINO DE ESTATÍSTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Paola Aquino dos Santos, Ana Marli Bulegon

Resumo


No presente trabalho apresentamos os resultados de uma breve revisão de literatura concernente ao ensino de Estatística. O objetivo desta pesquisa foi mapear os artigos que apresentam o ensino de Estatística na Educação Básica no período de 2008 a 2019. Todos os trabalhos selecionados apresentaram em seu título as palavras-chave “Ensino de Estatística” e “Educação Básica”, realizado nas plataformas de buscas: Scielo, Google Acadêmico e Periódicos da CAPES. Foram identificados sete artigos: quatro na plataforma Google Acadêmico, dois no Periódicos da CAPES e um na Scielo. Dos sete trabalhos observou-se que três abordaram os conceitos de Estatística e Probabilidade, um abordou os conceitos de Estatística, Probabilidade e Combinatória, e os outros três destacaram os conceitos de Estatística.


Palavras-chave


Ensino de Estatística; Educação Básica; Estatística.

Referências


BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http:// basenacionalcomum.mec.gov.br, 2018. Acesso em 18 out. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CAZORLA, I. M. A relação entre a habilidade viso-pictórica e o domínio de conceitos estatísticos na leitura de gráficos. 2002. 315 f. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2002.

DAMIN, W.; SANTOS JUNIOR, G. dos; PEREIRA, R. dos S. G. Contribuições de uma sequência didática: resultados de um pré e pós-teste de estatística. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 8, n. 1, p. 83-97, 2017.

LOPES, C. E. O ensino da estatística e da probabilidade na educação básica e a formação dos professores. Cad. Cedes, Campinas, v. 28, n. 74, p. 57-73, 2008.

PONTES, E. A. S. Algumas considerações teóricas no ensino de estatística na educação básica de maneira contextualizada. Revista Eixo, v. 7, n. 3, p. 218 – 231, 2018.

QUINTAS, S.; OLIVEIRA, H.; FERREIRA, R. O conhecimento didático em Estatística: um estudo exploratório com professores de matemática do ensino secundário. Nuances: estudos sobre Educação, p. 36 -51, 2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Anais do Seminário Internacional de Educação (SIEDUCA)