REVISÃO DE LITERATURA ACERCA DO ENSINO DE ESTATÍSTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
No presente trabalho apresentamos os resultados de uma breve revisão de literatura concernente ao ensino de Estatística. O objetivo desta pesquisa foi mapear os artigos que apresentam o ensino de Estatística na Educação Básica no período de 2008 a 2019. Todos os trabalhos selecionados apresentaram em seu título as palavras-chave “Ensino de Estatística” e “Educação Básica”, realizado nas plataformas de buscas: Scielo, Google Acadêmico e Periódicos da CAPES. Foram identificados sete artigos: quatro na plataforma Google Acadêmico, dois no Periódicos da CAPES e um na Scielo. Dos sete trabalhos observou-se que três abordaram os conceitos de Estatística e Probabilidade, um abordou os conceitos de Estatística, Probabilidade e Combinatória, e os outros três destacaram os conceitos de Estatística.
Palavras-chave
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http:// basenacionalcomum.mec.gov.br, 2018. Acesso em 18 out. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CAZORLA, I. M. A relação entre a habilidade viso-pictórica e o domínio de conceitos estatísticos na leitura de gráficos. 2002. 315 f. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2002.
DAMIN, W.; SANTOS JUNIOR, G. dos; PEREIRA, R. dos S. G. Contribuições de uma sequência didática: resultados de um pré e pós-teste de estatística. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 8, n. 1, p. 83-97, 2017.
LOPES, C. E. O ensino da estatística e da probabilidade na educação básica e a formação dos professores. Cad. Cedes, Campinas, v. 28, n. 74, p. 57-73, 2008.
PONTES, E. A. S. Algumas considerações teóricas no ensino de estatística na educação básica de maneira contextualizada. Revista Eixo, v. 7, n. 3, p. 218 – 231, 2018.
QUINTAS, S.; OLIVEIRA, H.; FERREIRA, R. O conhecimento didático em Estatística: um estudo exploratório com professores de matemática do ensino secundário. Nuances: estudos sobre Educação, p. 36 -51, 2011.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 Anais do Seminário Internacional de Educação (SIEDUCA)