OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO HÍBRIDO NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

Ana Marli Bulegon, Andressa Venturini, Valdir Pretto

Resumo


O presente trabalho é um relato sobre o Ensino Híbrido, desenvolvido com a metodologia dos Três Momentos Pedagógicos (TMP), entre estudantes de uma escola do campo no interior do Rio Grande do Sul, no atendimento educacional especializado. Neste ano de pandemia, em que o ensino precisou ser remoto, buscou-se uma forma diferenciada de abordar conhecimentos e experiências do cotidiano do aluno, como um modo de dialogar e refletir sobre as vidas e o trabalho no campo. Utilizamos os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA): whatsapp, facebook e youtube, além de vídeo aulas e do power point, enquanto ferramenta de autoria. As atividades foram síncronas e assíncronas com o uso do aparelho de celular, as quais apresentaram resultados positivos, considerando que todas foram entregues com êxito pelos seus participantes, sendo essas, desenvolvidas por meio das tecnologias.


Palavras-chave


Educação Inclusiva; Aprendizagem; Qualidade de vida

Referências


ALMEIDA, L,B. Os três momentos pedagógicos na Educação Infantil: experiências práticas de Educação Ambiental. RELACult – Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade Revista Latinoamericana de Estudios en Cultura y Sociedad | Latin American Journal of Studies in Culture and Society V. 06, edição especial, maio, 2020, artigo nº 1689 | claec.org/relacult e-ISSN: 2525-7870.

CECÍLIO, C. Ensino híbrido: quais são os modelos possíveis? Conheça os modelos e as heranças da pandemia para o ensino híbrido no retorno presencial das atividades escolares. 09 de setembro de 2020.

HUDSON, D. Dificuldades específicas de aprendizagem: ideias práticas para trabalhar com: dislexia, discalculia, disgrafia, dispraxia, Tdah, TEA, Síndrome de Asperger, TOC.- Petrópolis, RJ: Vozes, 2019.

SANTOS, M,C. BRITTO, N,S. Os três momentos pedagógicos como possibilidade de aproximação entre a escola e a vida do campo.

SCHIEHL, E, P. GASPARINI, I. Modelos de Ensino Híbrido: Um Mapeamento Sistemático da Literatura. VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2017)- Anais do XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2017). 1 PPGECMT, 2 PPGCA, Centro de Ciências Tecnológicas Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) – Joinville – SC – Brasil

TOMAZINHO, P. Ensino remoto emergencial: a oportunidade da escola criar, experimentar, inovar e se reinventar. SINEPE/RS. 17/04/2020


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Anais do Seminário Internacional de Educação (SIEDUCA)