Os desafios da universidade no século XXI

SANDRA MARIA LEITE

Resumo


O artigo apresenta uma discussão teórica sobre as reformas universitárias a partir de 1968 e os desafios da universidade no século XXI. O estudo teve como objetivo discutir as reformas universitárias a partir de 1968 e mencionar os principais desafios da universidade para o século XXI. Utilizamos as referências de Agapito (2016), Carneiro (2018), Chauí (1999), Cury (2002), Cunha (1998 e 2000), Demo (2014), Delors (2012), Pimenta e Anastasiou (2002), entre outros. O estudo realizado foi uma pesquisa bibliográfica. Os resultados demonstram que na década de 90, ocorreu uma maior diversificação de entidades de ensino superior e um aumento da competividade, com as demandas do mercado. Importante citarmos a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Lei n. 9.394/1996, que expandiu significativamente o número de alunos matriculados e assim, inicia-se no país a mercantilização do ensino, onde muitos empresários ligados a Educação Superior transformaram a universidade em um grande comércio. Nos governos mais recentes do país, dos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso, Lula da Silva e Dilma Rousself, todos possibilitaram políticas privatista e também ocorreu no Brasil à implantação de alguns programas como: PROUNI, FIES, REUNI, UAB, todos em acordo com as políticas do governo brasileiro e Banco Mundial (BM) e do Fundo Monetário Internacional (FMI). Para finalizar, apontamos a responsabilidade das universidades, no ensino, pesquisa e no desenvolvimento da sociedade como um todo.


Palavras-chave


Educação Superior, Universidade, Reformas Universitárias.

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