CONCEPÇÕES SOBRE NATUREZA E HISTÓRIA DA CIÊNCIA SOB O OLHAR DE DOCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
A Natureza da Ciência envolve a compreensão de que o meio científico está em constante construção, que o conhecimento não é definitivo e está sempre sujeito à mudanças, possibilitando que a História da Ciência ofereça evidências de como os conhecimentos anteriores foram construídos e hoje são validados dentro da perspectiva do período de suas descobertas. Para que aconteça a compreensão apropriada sobre esse permanente processo do avanço científico, acreditamos que seja necessário compreender o que é Alfabetização Científica. Neste estudo, realizado com 12 docentes do ensino fundamental, foi aplicado um questionário que abordou questões relacionadas às temáticas acima citadas, onde podemos constatar evidências de muitos docentes possuem dúvidas sobre tais temas, e construíram concepções errôneas que podem estar sendo disseminadas durante a sua prática pedagógica, consequentemente alterando a forma que seus alunos percebem o universo científico.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
CACHAPUZ, A. (Org.) et alii. A necessária renovação do ensino de Ciências. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
CAMPOS, Maria C. da C.; NIGRO, Rogério G. Didática de ciências: o ensino-aprendizagem como investigação. São Paulo: Pioneira. 1999.
FLAMMER, Larry. The Importance of Teaching the Nature of Science. Guest Editorial in The American Biology Teacher, April 2006 issue (vol. 68, no. 4, pages 197-8).
LEDERMAN, Norm G. (Org.) Views of nature of science questionnaire: toward valid a meaningful assessment of learners’ conceptions of nature of science. Journal of Research in Science Teaching 39(6): 497-521, 2002.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 Anais do Seminário Internacional de Educação - SIEDUCA