O GEOGEBRA 3D NA CONSTRUÇÃO DA PIRÂMIDE: REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA
Resumo
Este trabalho tem como proposta apresentar uma pesquisa que está sendo desenvolvida no curso de mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, o qual tem como problema gerador uma caixa com o formato de tronco de pirâmide para iniciar o estudo das pirâmides em sala de aula, buscando auxiliar na visualização, na manipulação do objeto e na autonomia do aluno. O objetivo é analisar de que forma o uso do Geogebra 3D pode ajudar na superação das dificuldades encontradas na aprendizagem de geometria espacial do Ensino Médio Politécnico. A pesquisa se baseia na teoria de Registros de Representações Semióticas de Duval, através da análise dos registros produzidos pelos alunos e no uso do software, onde poderão ser observadas diferentes formas de representação de um mesmo objeto matemático. A metodologia aplica é de cunho qualitativo e exploratório, que segundo Fiorentini e Lorenzato (2009) a pesquisa exploratória tem a intenção de buscar informações que esclareçam e sejam consistentes sobre a problemática. Nos registros de representação semiótica dos alunos, tanto no papel, como no uso do software, busca-se dar significado aos conceitos matemáticos, fazendo com que os alunos investiguem soluções para construir uma pirâmide a partir de seu tronco recorrendo às ferramentas do Software Geogebra 3D, assim podendo determinar os elementos de uma pirâmide, o cálculo das áreas e o volume, cujo conhecimento é importante não só na matemática como também em outras áreas do conhecimento e da vida. Desta forma, se quer verificar quais as contribuições do software na construção da pirâmide a partir de seu tronco.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
DUVAL, Raymond. Ver e ensinar a Matemática de outra forma: entrar no modo matemático de pensar: os registros de representação semióticas. 1 ed. São Paulo: PROEM, 2011.
FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sérgio. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3. ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2009.
RICHIT Andriceli, SILVA, Rodrigo Sychocki da. Superfícies Quádricas e Tic’s: Concepção, Aplicação e Análise de um experimento Didático à Luz da Teoria da Representação Semiótica de Duval. # Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia, Canoas, v.3, n.2, 2014.
STAKE, Robert E. Pesquisa qualitativa: estudando como as coisas funcionam. Porto Alegre: Penso, 2011.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 Anais do Seminário Internacional de Educação - SIEDUCA