O GEOGEBRA 3D NA CONSTRUÇÃO DA PIRÂMIDE: REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA

Anne Desconsi Hasselmann Bettin, José Carlos Pinto Leivas, Valdir Pretto

Resumo


Este trabalho tem como proposta apresentar uma pesquisa que está sendo desenvolvida no curso de mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, o qual tem como problema gerador uma caixa com o formato de tronco de pirâmide para iniciar o estudo das pirâmides em sala de aula, buscando auxiliar na visualização, na manipulação do objeto e na autonomia do aluno. O objetivo é analisar de que forma o uso do Geogebra 3D pode ajudar na superação das dificuldades encontradas na aprendizagem de geometria espacial do Ensino Médio Politécnico. A pesquisa se baseia na teoria de Registros de Representações Semióticas de Duval, através da análise dos registros produzidos pelos alunos e no uso do software, onde poderão ser observadas diferentes formas de representação de um mesmo objeto matemático. A metodologia aplica é de cunho qualitativo e exploratório, que segundo Fiorentini e Lorenzato (2009) a pesquisa exploratória tem a intenção de buscar informações que esclareçam e sejam consistentes sobre a problemática. Nos registros de representação semiótica dos alunos, tanto no papel, como no uso do software, busca-se dar significado aos conceitos matemáticos, fazendo com que os alunos investiguem soluções para construir uma pirâmide a partir de seu tronco recorrendo às ferramentas do Software Geogebra 3D, assim podendo determinar os elementos de uma pirâmide, o cálculo das áreas e o volume, cujo conhecimento é importante não só na matemática como também em outras áreas do conhecimento e da vida. Desta forma, se quer verificar quais as contribuições do software na construção da pirâmide a partir de seu tronco.


Palavras-chave


Geometria; Software; Tecnologia.

Texto completo:

PDF

Referências


DUVAL, Raymond. Ver e ensinar a Matemática de outra forma: entrar no modo matemático de pensar: os registros de representação semióticas. 1 ed. São Paulo: PROEM, 2011.

FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sérgio. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3. ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2009.

RICHIT Andriceli, SILVA, Rodrigo Sychocki da. Superfícies Quádricas e Tic’s: Concepção, Aplicação e Análise de um experimento Didático à Luz da Teoria da Representação Semiótica de Duval. # Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia, Canoas, v.3, n.2, 2014.

STAKE, Robert E. Pesquisa qualitativa: estudando como as coisas funcionam. Porto Alegre: Penso, 2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Anais do Seminário Internacional de Educação - SIEDUCA