ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: CONDIÇÃO PARA SAÚDE E BEM ESTAR
Resumo
O trabalho relata o projeto desenvolvido, em docência compartilhada, na turma do primeiro ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr Getúlio Vargas, em Cachoeira do Sul, enfocando a temática “Alimentação Saudável: condição para saúde e bem estar. A escolha da temática justifica-se por esta constituir num dos temas transversais do currículo, foco do Projeto Institucional da ULBRA e do Subprojeto da Pedagogia. Os temas transversais configuram uma concepção de ensino e visam uma formação consciente, pois abordam temas extremamente importantes para a sociedade. O Projeto foi desenvolvido através de atividades lúdicas que estimulem o reconhecimento de letras, leitura e escrita. O período de alfabetização representa um desafio às crianças e precisa ser mediado pelo professor a partir de um trabalho pedagógico consistente e que possibilite a construção de aprendizagens significativas. Dessa forma, foi abordado em uma turma do primeiro ano do Ensino Fundamental, atividades de cunho teórico e lúdico para a conscientização de uma alimentação saudável, no qual foram realizados estudos acerca da alimentação e atividades como elaboração de uma pirâmide alimentar, no qual os alunos puderam colocar os alimentos, para ter uma noção das porções que devem ser consumidas diariamente, foi contada a história “Que delícia de Bolo” e foi preparada uma salada de frutas com a colaboração dos pais. Estas experiências foram significativas pois alguns alunos relataram que não haviam provado tais frutas e alimentos em casa. Este projeto foi realizado de uma forma interdisciplinar no qual abrange várias áreas do conhecimento.
Palavras-chave: Transversalidade, Alimentação Saudável e anos iniciais.
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