MUSICALIZAÇÃO ATRAVÉS DA FLAUTA-DOCE, UMA IDÉIA QUE SEMPRE DEU CERTO

Fatima Beatriz de Castro Santos

Resumo


 

Resumo: O presente trabalho relata uma prática musical desenvolvida nos anos finais do ensino fundamental, na disciplina de Arte, em diferentes escolas públicas   mas, com o mesmo ideal, o de  musicalizar. Teve como objetivo, despertar o gosto pela música e, em especial, a prática da flauta-doce. Esta prática recebeu o nome de “Musialização através da flauta-doce, uma idéia que deu certo”. Tendo em vista a carência do trabalho musical na rede pública de ensino e, em especial, na rede estadual de ensino, e da possibilidade e oportunidade de desenvolver uma proposta de musicalização, foi elaborado um projeto associado à disciplina de Arte, já que esta faz parte do cotidiano escolar e da proposta da Lei das diretrizes e bases da Educação Básica. A  prática musical aconteceu com alunos regularmente matriculados no  ensino fundamental, séries finais, nos anos de 2012 a 2015, nos estados do Paraná e Rio Grande do Sul.


Palavras-chave


musicalização; flauta-doce; Escola Pública

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Anais do Seminário Internacional de Educação - SIEDUCA