OS DESAFIOS DO CURRÍCULO ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL I - ANOS INICIAIS, DIANTE A PANDEMIA COVID19.

Deise Ourives Pereira, Silandra Badch Rosa

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo apresentar os desafios enfrentados pela educação no currículo escolar do Ensino Fundamental I – Anos Inicias, frente a Pandemia COVID 19 a qual atingiu a sociedade em geral, desacomodando a comunidade escolar e exigindo uma nova reorganização nos processos de trabalho, assim como a adequação de práticas pedagógicas para garantir a continuidade do ensino previsto no calendário escolar. Diante a este momento de crise na saúde, na economia e na educação, o poder público propôs estratégias de enfrentamento e prevenção à COVID 19, para que a doença atinja o menor número de pessoas, entre as estratégias está o distanciamento social que levou a suspensão das atividades presenciais nas instituições educacionais, desafiando professores, alunos e pais a refletirem sobre o currículo escolar, as metodologias de ensino e a aprendizagem significativa dos educandos em uma nova modalidade de ensino, a educação não escolarizada. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação ( LDB) prevê no seu Art. 32,§ 4°-” O ensino fundamental será presencial, sendo a distância utilizado como complementação da aprendizagem ou em situações emergenciais.” Esta forma de trabalhar só é possível com a união de esforços entre estado, escola e família, que juntos precisam assegurar o direito de ensino à criança ofertando propostas inovadoras, criativas e atrativas que despertem o desejo em aprender, tendo o professor como mediador do conhecimento, o lar como principal cenário de aprendizagem e a família com o apoio constante, visando estimular o aprendizado de conteúdos e habilidades com autonomia, promovendo o protagonismo e o desenvolvimento do pensamento crítico reflexivo. Portanto, faz se necessário uma readequação das propostas pedagógicas, assim como uma reflexão sobre um novo regimento escolar, elaboração de currículo e práticas pedagógicas que viabilizem o desenvolvimento integral dos alunos, respeitando suas especificidades e características da infância.


Palavras-chave


Anos Inicias, currículo escolar, pandemia.

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