NÚCLEO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE COMO FERRAMENTA DE GESTÃO ORGANIZACIONAL NA SAÚDE

Deise Ourives Pereira, Silandra Badch Rosa

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo apresentar a importância de implantação do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) como ferramenta de gestão organizacional na área de saúde, contribuindo para a qualificação dos serviços prestados, o fortalecimento do trabalho em equipe, a promoção de saúde do trabalhador, e a integração do ensino – serviço. O NEPS tem como foco principal a construção de conhecimentos de forma horizontal, intersetorial e interdisciplinar, priorizando a relação ensino aprendizagem, movida pelo debate crítico e pelas discussões das necessidades evidenciadas nas rotinas diárias de trabalho, buscando atenuar os principais “nós críticos” referente ao funcionamento das organizações em saúde para os gestores. Um dos principais problemas é a fragmentação das ações: área administrativa separada da área técnica, planejamento separado da assistência, vigilância atuando como corpo isolado e todas as ações fragmentadas internamente em suas diferentes áreas técnicas, agindo em função de suas concepções, seus valores, suas representações a cerca do sistema. Portanto, é de extrema importância a reflexão sobre a implantação da Educação Permanente em Saúde que surge como uma estratégia para a qualificação dos trabalhadores, tendo como eixo norteador a Política de Gestão da Educação no Trabalho em Saúde, como forma de capacitar e melhorar a assistência à saúde, com um papel fundamental de instituir e estimular o diálogo entre os profissionais, principalmente por meio do trabalho concreto em equipe, propiciando aprendizagens significativas e reconstruindo novos pactos coletivos que aproximem a “saúde” da atenção integral e de qualidade.


Palavras-chave


Gestão Organizacional – Aprendizagem Significativa - Educação Permanente.

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