UMA PROPOSTA DE APLICAÇÃO DO TEOREMA DE TALES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA

Thalia Leiria Pinto, Carolina Ferreira da Silva, Pâmela Franco Fernandes

Resumo


O presente trabalho é um relato de experiência sobre uma atividade prática desenvolvida na disciplina de Filosofia e História da Matemática, com estudantes do 7º semestre do Curso de Licenciatura em Matemática, do Instituto Federal Farroupilha. A atividade foi constituída com o intuito de perceber a importância da História da Matemática como metodologia de ensino no que se refere a conteúdos de Matemática, visando a discussão das possibilidades de aplicação do Teorema de Tales na Educação Básica. Diante disso, após um breve estudo deste Teorema, foi proposta uma atividade baseando-se na origem e aplicação do mesmo para resolver situações-problemas que envolvem a proporcionalidade. Sendo assim, o trabalho justifica-se pelo interesse em interligar um conteúdo tão importante como o Teorema de Tales com a história da matemática, para que assim, os alunos sintam-se motivados e interessados, percebendo o real significado de conteúdos matemáticos. Em um primeiro momento, foi apresentado aos alunos o conteúdo que seria abordado e, após, foram propostas três atividades com situações-problemas sobre a temática. A realização da atividade possibilitou que os acadêmicos pudessem perceber algumas das aplicações cotidianas do Teorema de Tales na Educação Básica, tendo como enfoque a História da Matemática. Com isso, foi perceptível o envolvimento dos acadêmicos durante o desenvolvimento das atividades propostas, contribuindo para que a mesma fosse produtiva e, ao mesmo tempo, aprimorasse ainda mais seus conhecimentos. Logo, eles perceberam a essência do trabalho, a qual consistia em mostrar, por meio da história do Teorema de Tales, a sua origem e aplicações, proporcionando a relação da História da Matemática com um conteúdo fundamental dentro da disciplina.


Palavras-chave


Atividade matemática. Ensino e aprendizagem. Prática docente.

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