APRENDIZAGEM EXPERENCIAL COMO MEIO PARA POTENCIALIZAR O ENSINO DE COMPETÊNCIAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Rodrigo Ramos Alves

Resumo


Muitas empresas têm alegado que a grande maioria dos estudantes da educação superior chega ao mercado de trabalho com muitas lacunas no que se refere às competências requeridas. No outro extremo, os estudantes alegam que tem dificuldades em estabelecer relações entre as teorias aprendidas nos cursos e as práticas. Nesse contexto, este estudo pretende identificar como a aprendizagem experiencial pode contribuir para o desenvolvimento de competências em alunos da educação superior. Com esse propósito, este estudo foi dividido em quatro seções. A primeira apresenta definições e conceitos de competências; a segunda define e conceitua o que é a aprendizagem experiencial, destacando suas principais características; a terceira busca identificar as principais relações da aprendizagem experiencial com a potencialização das competências do indivíduo. A quarta apresenta as conclusões do estudo e as considerações finais. Para isso, realizou-se uma pesquisa básica descritiva, tendo como procedimento metodológico a análise temática com base nos autores: Kolb (2015), Perrenoud (1999), Zabala e Arnau (2010) entre outros pesquisadores que tratam do assunto. Verificou-se que o uso da aprendizagem experiencial gera benefícios no processo de ensino-aprendizagem dos alunos no que se refere ao domínio de determinadas competências. O que impõe a constatação de que o sucesso no aprendizado destas competências está intimamente ligado ao uso de meios que permitam que os alunos pratiquem e experimentem situações diversas onde percebam suas limitações e a necessidade de buscar novos conhecimentos, em consequência disto, os conhecimentos teóricos e a prática farão maior sentido para o aluno, tornando este indivíduo mais competente e mais preparado para os desafios do mercado de trabalho e da sua vida.

Palavras-chave


Educação Superior. Aprendizagem Experiencial. Competências.

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