FORMAÇÃO DOCENTE PARA O CONTEXTO DO SÉCULO XXI: UMA BREVE REFLEXÃO

Ana Rosa do Carmo Sana

Resumo


A preocupação com a formação do docente para atuar em sala surgiu inicialmente no final do século XIX com o surgimento das escolas tradicionais, cuja finalidade era a de formar o professor para ensinar as crianças pequenas nos anos iniciais e, mais tarde no início do século XX para o secundário como aponta Gatti (2009) citado em Quaresma (2017, p. 24), “A formação deste professor iniciou com a criação de universidades. No entanto, o trabalho docente era exercido por profissionais liberais ou autodidatas”. O ambiente educacional foi marcado pela crescente demanda por profissionais no ensino superior devido ao aparecimento acelerado de faculdades, criando assim oportunidades de emprego para pessoas de todas as áreas de formação que possuísse pelo menos um pouco de experiência. Neste sentido, a forma como o docente inicia sua carreira contribui negativamente para a criação de uma identidade, o que por sua vez impede o próprio profissional a não se enxergar como um docente e sim, um profissional da educação, ou até mesmo usar a expressão: “Não sou professor, estou professor”. O intuito deste artigo foi enfatizar a relevância de entender e absorver as mudanças impostas pelo contexto do século XXI onde as exigências são consideravelmente maiores em relação ao século XX. Para a realização da pesquisa lançou-se mão das obras de investigadores e pesquisadores da educação e área afins. Os resultados apresentados mostram que a educação superior necessita de uma intervenção urgente já que as habilidades exigidas na contemporaneidade vão além de decorar e transferir conteúdos aos alunos. Os resultados esperados deste artigo são de instigar professores do ensino superior a buscar conhecimento e aprendizagem continuada para dar conta das mudanças que acontecem dentro e fora do ambiente acadêmico.


Palavras-chave


Formação Docente; Mudança; Ensino Superior

Referências


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