O PAPEL DO DOCENTE FRENTE À TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: NOVAS HABILIDADES, POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS

Ana Rosa do Carmo Sana

Resumo


Diante do novo e inusitado contexto educacional o docente migra gradativamente de um ambiente tradicional e estático para um ambiente dinâmico e exigente, onde as velhas práticas educativas não são suficientes para atender à demanda do cenário atual. Neste artigo buscou-se mostrar a necessidade de mudanças urgentes no ambiente de sala de aula, bem como a postura do docente diante dos desafios impostos no século XXI. Lançar mão das Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC’s neste novo contexto vai além de recuperar a atenção dos alunos para a aprendizagem, mas, atualmente é vista e entendida como essencial para o desempenho escolar. Culturalmente falando no Brasil a tecnologia nunca foi bem vista, principalmente na educação, mais especificamente na Educação Superior, contudo diante da crise sanitária a educação começa a dar pista de realmente entrar no século XXI, onde usar a tecnologia se tornou imprescindível. Desse modo, histórica e culturalmente o mundo vem sofrendo transformações constantes no aspecto da tecnologia. No Brasil, as instituições gradativamente se adéquam e se reestruturam para atender à demanda dos alunos. O propósito deste artigo foi enfatizar a importância de absorver as mudanças impostas à educação superior. Para a realização da pesquisa utilizou-se de investigação pautada na experiência, relato de pesquisadores da área e investigadores da tecnologia utilizada na educação. Os resultados apresentados mostram que a educação superior necessita de um olhar apurado e de ações urgentes na atuação do professor, bem como na aquisição de novas habilidades necessárias ao ambiente educacional. Os resultados esperados deste artigo é motivar professores do ensino superior a utilizar recursos tecnológicos em sala de aula e, proporcionar ambiente inovador mediado pela Tecnologia de Informação e Comunicação - TIC no intuito de proporcionar aprendizagem efetiva no dia a dia da academia.


Palavras-chave


Tecnologia de Informação e Comunicação; Educação; Cultura

Referências


BOURDIEU. P. Escritos de Educação. (org.) Maria Alice Nogueira e Afrânio Catani. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

CHARLOT. B. A escola e o trabalho dos alunos. XXV Colóquio Nacional da AFIRSE Portugal – Contributos da Investigação em Ciências da Educação – 30 anos de AFIRSE em Portugal. Educa: Lisboa, 2009.

COUTINHO, C.; LISBOA, E. Sociedade da Informação, do Conhecimento e da Aprendizagem: Desafios para a Educação no século XXI. Revista de Educ. Volume XVIII. no 1. 2011. Disponível em < http://revista.educ.ie.ulisboa.pt/arquivo/vol_XVIII_1/artigo1.pdf> acesso em: 30/07/2020.

FÁVERI, J.E. Filosofia da educação: o ensino da filosofia na perspectiva freireana. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

LOBÃO, B. O caminho entre o caos e a ordem, 2019 Disponível em: https://administradores.com.br/artigos/o-caminho-entre-o-caos-e-a-ordem.

MOHR, A, L, M. Constituição de saberes docentes em processos de (re) construção do conhecimento pedagógico do conteúdo na formação inicial e continuada de professores de química. – Ijuí, 2016.

MORAES. S. A. R. A educação a distância aplicada nas escolas de governo do Brasil: desafio e possibilidades. Revista Aprendizagem em EAD – volume 6. Taguatinga: DF, 2017.

OLIVEIRA JUNIOR, A. P. et alii.Formação docente no contexto brasileiro das instituições federais de ensino superior. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação vol. 26 nº 98. Rio de Janeiro jan./mar. 2018. Disponível em:

https://doi.org/10.1590/s0104-40362018002600902 Acesso em: 22/04/2020

PEGORARO, L. Terceiro setor na educação superior brasileira. Campinas: Edições Leitura Crítica, 2013.

PONTE. J. P. Tecnologias de informação e comunicação e na formação de professores: que desafios para a comunidade educativa? XXV Colóquio Nacional da AFIRSE Portugal – Contributos da Investigação em Ciências da Educação – 30 anos de AFIRSE em Portugal, 2018. Educa: Lisboa.

VIANA, M. A. O. As tecnologias da Informação e Comunicação na constituição dos professores de biologia na cidade de Manaus. Universidade Federal do Amazonas – UFAM, 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Anais do Seminário Internacional de Educação (SIEDUCA)