TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO – UTILIZAÇÃO DA TIC NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Ana Rosa do Carmo Sana

Resumo


O contexto do século XXI se torna cada dia mais desafiador e angustiante quando se atenta a pensar nas mudanças que acontecem nos mais diversos ambientes que circunda as pessoas e também as organizações. A tecnologia tem se mostrado de extrema importância para a sobrevivência de todo o tipo de negócio e de empresa.  Diante deste cenário de constante mudança, a instituição educacional necessita se manter atualizada e participante deste momento importante do ponto de vista histórico. Nesta investigação foi abordada a relevância da tecnologia na sala de aula com o intuito de potencializar a aprendizagem do aluno. A presente investigação buscou mostrar como a educação brasileira que ocupa os piores patamares no ranking educacional poderia finalmente e definitivamente entrar no século XXI que se mostra “bombardeado” por dados, informação e inúmeras tecnologias disponíveis que podem ser usadas em sala de aula. Recursos tecnológicos como: aplicativos, jogos, plataformas apresentam possibilidades, bem como o empoderamento de professores e alunos na busca pela aprendizagem e autonomia. O propósito deste artigo foi enfatizar a importância de absorver as mudanças impostas à educação superior. Para a realização da pesquisa utilizou-se de investigação pautada na experiência e relato de pesquisadores da área. Os resultados apresentados mostram que a educação superior necessita de um olhar apurado e de ações urgentes na atuação do professor, bem como no comportamento do aluno e na aquisição de novas habilidades necessárias ao ambiente organizacional. O resultado esperado neste artigo é motivar professores do ensino superior a buscar novas alternativas educacionais e, proporcionar ambiente inovador mediado pela Tecnologia de Informação e Comunicação - TIC e, que proporcione aprendizagem efetiva no dia a dia da sala de aula.


Palavras-chave


Tecnologia; TIC’s; Educação Superior

Referências


CARDOSO, T; PEREIRA, A &NUNES, L. Avaliação e tecnologias no ensino superior [Em linha]. Lisboa: Universidade Aberta. LE@D, 2015. 149 p. (eBookLead). ISBN 978-972-674-762-8, 2015.

DEMO. P. TICs e educação. 2008. Disponível em: acesso em: 2 set 2018.

JULIO, L. M. Aprendizado tecnológico na indústria de computadores pessoais. Curitiba Posigraf, 2013.

KUMAR, P. Advantages of information and communication tecgnologies in distance education sector. IJARIIE-ISSN (O) – 2395-4396, vol-2 Issue-I, 2016.

MORAES. M. C. Subsídios para a Fundamentação do Programa Nacional de Informática na Educação. Secretaria de Educação à Distância, Ministério de Educação e Cultura, 1997.

PINOCHET, L. Tecnologia da informação e comunicação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.

PONTE. J. P. Tecnologias de informação e comunicação e na formação de professores: que desafios para a comunidade educativa? XXV Colóquio Nacional da AFIRSE Portugal – Contributos da Investigação em Ciências da Educação – 30 anos de AFIRSE em Portugal, 2018. Educa: Lisboa, 2000.

MORAES. S. A. R. A educação a distância aplicada nas escolas de governo do Brasil: desafio e possibilidades. Revista Aprendizagem em EAD – volume 6. Taguatinga: DF, 2017.

MORAN. J. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2013.

_________. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem prático-teórica. Porto Alegre: Penso, 2018.

PASSOS, J. Professor mediador e a neurolinguística na sala de aula. Curitiba: Appris, 2016.

SANTOS. L.G; MORAES JÚNIOR. J. M. B. A educação a distância, as TICS e a democratização do ensino. Simpósio Internacional de Educação a Distância, 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Anais do Seminário Internacional de Educação (SIEDUCA)