A DIMENSÃO EMOCIONAL DO TRABALHO DOCENTE E SUAS IMPLICAÇÕES NA SAÚDE DOS PROFESSORES: DIALOGANDO COM A PRECARIZAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO

Aline Caroline da Rosa, Ana Paula Benetti Machado, Moacir Fernando Viegas

Resumo


O presente artigo é referente a uma revisão bibliográfica desenvolvida a partir do tema “O trabalho emocional dos professores da Educação Básica e suas relações com a saúde dos trabalhadores”, desenvolvida na disciplina “Trabalho Docente, Classe e Gênero” do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade de Santa Cruz do Sul. Como objetivo de nossa interlocução, procuramos analisar, descrever e explicar as relações entre condições de trabalho e saúde dos professores, a partir da perspectiva teórica do trabalho emocional. Como fontes para a coleta de informações, utilizamos capítulos de livros completos, artigos de periódicos, livros e pesquisas de campo já desenvolvidas por nosso grupo de pesquisa. Além disso, nos baseamos em recortes informativos disponibilizados pelo CPERS/RS sobre a saúde dos trabalhadores em educação do estado do Rio Grande do Sul. Nesta revisão de literatura constatamos a ampliação progressiva do número de docentes adoecidos, devido às precárias rotinas e jornadas de trabalho, marcadas pela falta de reconhecimento e pelo aumento das demandas. Salientamos que os professores acabam fazendo uso de um trabalho emocional, que se soma à sua carga de trabalho física e mental para melhor lidar com as adversidades do trabalho e com as relações que nele estabelece. Pontuamos, portanto, a necessidade de haver maior valorização da categoria, por meio de reconhecimento simbólico e salarial, mas também de espaços coletivos para serem problematizadas as discussões sobre o trabalho e a saúde no campo educacional. Igualmente se faz necessário explorar de maneira minuciosa as questões que envolvem os processos emocionais oriundos da interatividade professor-aluno, muitas vezes desconsideradas nos estudos analíticos. Por fim, exaltamos a relevância de haver maior discussão sobre o trabalho emocional, para que os professores possam compreender o que eles vêm sentindo e como manifestam (ou não) isso no trabalho.

 


Palavras-chave


Educação e Trabalho; Trabalho Emocional; Saúde dos Trabalhadores.

Referências


ASSUNÇÃO, A. A.; OLIVEIRA, D. A. Intensificação do trabalho e saúde dos professores. Educação e Sociedade, Campinas, v. 30, n.107, p. 349-372, maio/ago. 2009.

ASSUNÇÃO, A. A. Uma contribuição ao debate sobre as relações saúde e trabalho. Ciência e Saúde Coletiva, v.8, n.4, p. 1005-1018, 2003.

CAU-BAREILLE, Dominique. Estratégias de trabalho e dificuldades dos professores em fim de carreira: elementos para uma abordagem sob o prisma do género. Laboreal, v. 10, n. 1, p. 59-78, 2014.

CEPERS-SINDICATO. Saúde Mental de professores se agrava com desvalorização, baixos salários e falta de estrutura. 22 out. 2018a. Disponível em: https://cpers.com.br/saude-mental-de-professores-se-agrava-com-desvalorizacao-baixos-salarios-e-falta-de-estrutura/. Acesso em 06 nov. 2019.

CEPERS-SINDICATO. Precisamos falar sobre o suicídio de educadores no Rio Grande do Sul. 03 out. 2018b. Disponível em: https://cpers.com.br/precisamos-falar-sobre-o-suicidio-de-educadoresas-no-rio-grande-do-sul/. Acesso em 06 nov. 2019.

CEPERS-SINDICATO. Falta de funcionários de escola gera sobrecarga de trabalho, acúmulo de funções e adoecimento. 28 ago. 2019. Disponível em: https://cpers.com.br/falta-de-funcionarios-de-escola-gera-sobrecarga-de-trabalho-acumulo-de-funcoes-e-adoecimento/. Acesso em 06 nov. 2019.

DAL ROSSO, Sadi. Mais Trabalho! A intensificação do labor na sociedade contemporânea. São Paulo: Boitempo, 2008.

DEJOURS, C. Psicodinâmica do trabalho: contribuições da escola dejouriana à análise da relação prazer, sofrimento trabalho. São Paulo: Atlas, 1994.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

TRINQUE, Pierre. Trabalho e Educação: O método ergológico. Revista HISTEDBR Online, Campinas, v. 10, n. 38, esp., p. 93-113, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.20396/rho.v10i38e.8639753. Acesso em: 15 out. 2019.

VIEGAS, Moacir. Condições de trabalho e saúde dos trabalhadores docentes das escolas públicas do Vale do Rio Pardo (RS). In: VIEGAS, Moacir; KRUG, Susana Beatriz Frantz; SCHUH, Laísa Xavier (Orgs.). Estudo e reflexões sobre trabalho, educação e saúde. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2020. p. 259- 286.

ZELIZER, Viviana. A economia do care. In: GUIMARÃES, N. A.; HIRATA, H. (Org.). Cuidado e cuidadoras: as várias faces do trabalho do Care. São Paulo: Atlas, 2012. p. 15-28.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Anais do Seminário Internacional de Educação (SIEDUCA)