CONTRIBUIÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E DA CALCULADORA PARA ESTUDANTES COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA

Andreia Dihl Moraes

Resumo


Este estudo apresenta uma análise de artigos publicados em periódicos brasileiros, no período de 2015 a 2020, acerca da utilização das tecnologias nas aulas de Matemática, por meio de uma Revisão Sistemática de Literatura. O objetivo deste estudo é compreender como os docentes utilizam a calculadora e as tecnologias digitais nas aulas de Matemática e quais as contribuições desse uso para os estudantes com dificuldades de aprendizagem. Para a seleção dos artigos utilizou-se as plataformas digitais Google Acadêmico, Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Foram selecionados dez estudos, publicados em revistas de Qualis A1, A2 e B1, que destacam a importância da formação do professor e os benefícios da utilização das tecnologias em sala de aula, auxiliando a aprendizagem matemática em estudantes com dificuldades de aprendizagem. Os resultados mostram que a calculadora não tem destaque como uma ferramenta de uso tecnológico, mesmo sendo uma ferramenta de baixo custo e acessível a praticamente todos os estudantes. Salienta ainda que as tecnologias digitais, como softwares, aplicativos e jogos, são vistos com bons olhos por educadores, pois são consideradas ferramentas que auxiliam os estudantes de forma geral e também aos estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem e necessidades educativas especiais- NEE. Destaca a importância da formação inicial e continuada do professor, tanto para o uso das tecnologias para si como para a utilização da mesma em sala de aula com seus estudantes, deixando evidente a importância do conhecimento das tecnologias para estimular e ajudar os estudantes.

Palavras-chave


Tecnologias, Aprendizagem Matemática, Calculadora

Referências


BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Curricular Comum. Disponível em . Acesso em 15 de junho de 2020.

PICKERING, C.; BYRNE, J. The benefits of publishing systematic quantitative literature reviews for PhD candidates and other early career researchers. Higher Education Research and Development, v. 33, n. 3, p. 534-548, 2014.

PONTE, J. SERRAZINA, L.GUIMARÂES, H. M. BREDA, A. Programa de Matemática do Ensino Básico. Lisboa: Ministério da Educação, 2007.

SELVA, A. C. V; BORBA, R., E. S. O uso da calculadora nos anos iniciais do ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.

SONI, G.;R. KODALI. A critical analysis of supply chain management content in empirical Research. Business Process Management Journal, v. 17, n. 2, p. 238-266, 2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Anais do Seminário Internacional de Educação (SIEDUCA)