REFLEXÕES SOBRE A AFETIVIDADE NO ENSINO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA

Dione Ribeiro Pedroso, Leonardo Dalla Porta, Valdir Pretto

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo analisar e refletir com que intensidade a afetividade pode aperfeiçoar ou moldar o ensino do professor de matemática, de maneira que os alunos apreciem e adquiram conteúdo e conhecimento. A metodologia do texto está baseada em uma pesquisa de cunho bibliográfico qualitativo. A fundamentação teórica contempla uma análise histórica da formação acadêmica do professor de matemática através dos tempos e reflexões sobre a afetividade e emoções para o ensino do professor de matemática. Os resultados obtidos, de acordo com a pesquisa, mostram que o processo de formação não teve evolução rápida nas mudanças das licenciaturas em matemática, foi uma evolução lenta; os professores desses licenciados valorizavam demasiadamente os conteúdos matemáticos, ou ainda, consideravam que suas responsabilidades eram somente com esses conteúdos. O professor de matemática formado como detentor do conhecimento matemático, tornando-o inacessível, fez desencadear as reações emocionais do aluno e atentar para que essa emoção esteja ligada ao conhecimento. O afeto e a emoção são fundamentais em qualquer relação humana pois está presente em todas as fases da vida do ser humano, principalmente na fase escolar onde a relação professor-aluno se faz evidente para o ensino dentro do ambiente escolar,  por isso requer atenção na formação desse profissional nos aspectos pedagógicos os quais devem entrelaçar esses aspectos com os conteúdos matemáticos. Nesse contexto, a formação do professor de matemática deve ser reavaliada, de modo que os aspectos pedagógicos sejam considerados dentro de um parâmetro de ensino, o qual a afetividade esteja envolvida com as técnicas desse profissional.


Palavras-chave


Aprendizagem;Educação;Formação

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