VIVÊNCIAS INTERDISCIPLINARES NO ENSINO SUPERIOR: UM ENSAIO DE POSSIBILIDADES

LUCIANA PEIXOTO CORDEIRO, MARLENE TEREZINHA FERNANDES, LAURACI DONDE DA SILVA, ROZIMERI PEREIRA RANZOLIN

Resumo


Este artigo relata o trabalho desenvolvido por um grupo de professores e alunos da Universidade Luterana do Brasil – Ulbra/Canoas, do Curso de Pedagogia, sobre uma prática vivenciada de forma interdisciplinar. Objetivou-se demonstrar que a interdisciplinaridade avança da teoria para a prática educativa, articulando os diferentes campos de saberes. Neste sentido, o curso  convidou os professores da modalidade presencial a se reunirem e organizarem grupos de estudos, discussões conceituais, revisões bibliográficas, intervenções práticas de sala de aula, em que, imbuídos de desejo e curiosidade para experienciar a integração entre teorias e práticas, criassem metodologias, visando à integração de saberes. O projeto teve seu início com a participação de três professores e, no decorrer dos anos, teve a adesão de 8 professores, de diferentes componentes curriculares. As propostas de trabalho foram apresentadas, para todos os envolvidos, por meio de Seminário Integrador. Portanto, nos anos de 2015 a 2017, foram desenvolvidas seis experiências interdisciplinares, envolvendo 23 professores e 719 graduandos, gerando um total de 49 projetos interdisciplinares.  Todas as atividades foram acompanhadas por meio de instrumentos de avaliação, tais como questionários, fichas de avaliação individual e em grupo, seminários integradores e relatos, os quais serviram de registro para subsidiar futuras experiências interdisciplinares. Percebeu-se que o desenvolvimento deste projeto foi importante para os licenciandos, uma vez que, por meio da vivência interdisciplinar, desconstruíram e construíram conceitos referentes a essa temática e tiveram a compreensão de que a ação coletiva e integrada resulta em uma reflexão profunda e inovadora sobre o conhecimento. Deseja-se, com esta experiência, que os acadêmicos, como futuros professores, apliquem em seus espaços educativos ações que vislumbrem a interdisciplinaridade.


Palavras-chave


Vivências interdisciplinares. Prática inovadora. Construção coletiva.

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