CIÊNCIA TECNOLOGIA E SOCIEDADE: CONCEPÇÕES DE FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM FORMAÇÃO INICIAL

Eduarda Tais Breunig, Matheus Gutler Gutler Paim, Laura Oestreich, Andréa Goldschmidt

Resumo


Levando em conta a relevância do tema Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), se faz necessário trabalhar as inter-relações das CTS na formação inicial docente, uma vez, que futuramente esses docentes terão de trabalhar esses conceitos em sala de aula, como educadores. As CTS contribuem na formação de indivíduos mais críticos e comprometidos com suas ações, no momento que esses compreendem como e porque essas relações são estabelecidas e dependentes umas das outras. Esta pesquisa buscou investigar as concepções sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), entre acadêmicos em formação inicial docente. Participaram da pesquisa 36 acadêmicos matriculados na disciplina de Fundamentos da Educação de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas, localizado no interior do estado do Rio Grande do Sul. As concepções prévias dos participantes foram analisadas por meio da aplicação de um questionário prévio. Os acadêmicos formaram grupos de quatro integrantes e responderam a quatro perguntas, sendo elas: 1) O que é Ciência? 2) O que é Tecnologia? 3) O que é Sociedade? e 4) Como a Ciência e a Tecnologia afetam a Sociedade?. Os resultados foram analisados e discutidos por meio de tabelas. Os resultados evidenciam que em geral, as discussões sobre CTS devem ser ampliadas na formação inicial docente, para que esses futuros educadores possam transmitir aos seus futuros alunos, conhecimentos e informações livres de ideias fragmentadas e descontextualizadas com a realidade, a fim de evitar possíveis barreiras epistemológicas do conhecimento. Contudo, para isso, se faz necessário discussões e disciplinas na formação inicial de professores que venham a contribuir nessa perspectiva abordando temas que envolvam a CTS.

Palavras-chave


Licenciandos em Ciências Biológicas. Concepções prévias. Ciência Tecnologia e Sociedade.

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